Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

#Questão 833743 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endocrinologia (Residência em Cirurgia Geral: Mastologia)

Uma paciente primigesta de 23 anos de idade, com idade gestacional de 30 semanas e 6 dias, procura atendimento em emergência queixando-se de contrações uterinas iniciadas há cerca de dois dias, irregulares, que se intensificaram há aproximadamente cinco horas, com piora progressiva. Não tem outras queixas. O pré-natal está regular, com a última consulta há três semanas, na qual também não tinha queixas quanto à gestação, tendo apenas relatado sangramento gengival ao escovar os dentes e aumento da sensibilidade ao ingerir alimentos gelados. Ao exame da triagem: Tax = 36,2 °C; PA = 120 mmHg x 70 mmHg; FC = 84 bpm; FR = 21irpm; e Sat O2 = 98%. Ao exame obstétrico: batimento cardiofetal de 136 bpm, rítmico; movimentação fetal presente; e dinâmica uterina de uma contração a cada cinco minutos, com duração de 40 segundos. Ao toque vaginal: colo 80% apagado, dilatado para 3 cm, polo cefálico alto. É possível tocar leve protrusão da bolsa durante a contração. Ao exame especular, não é evidenciada saída de líquido. Há secreção vaginal moderada, inespecífica.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Trata-se de trabalho de parto prematuro; deve-se solicitar hemograma, exame do sedimento urinário e urocultura, coletar swab vaginal para cultura para strepto do grupo B e, se disponível, para teste de biologia molecular para chlamydia.

#Questão 833744 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endocrinologia (Residência em Cirurgia Geral: Mastologia)

Uma paciente de 39 anos de idade, gestante, com 14 semanas de idade gestacional, e histórico de dois abortamentos anteriores a essa gestação, procura atendimento com queixa de dor na perna direita e dificuldade de deambulação. Ainda não iniciou pré-natal. Nega outros sintomas. Ao exame: PA = 120 mmHg x 70 mmHg; FC = 78 bpm; FR = 21 irpm; Sat O2 = 98%. Apresenta perna direita edemaciada, com diferença de 3,5 cm na circunferência (a mais) do que a perna esquerda, dor à palpação da panturrilha, dor à dorsoflexão do pé direito, rubor e calor local.

Quanto a esse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Se for confirmado o diagnóstico de TVP, deve-se iniciar heparina até melhora do quadro, e então iniciar warfarina.

#Questão 833745 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endocrinologia (Residência em Cirurgia Geral: Mastologia)

Uma gestante de 42 anos de idade, G6P5A0, teve quatro partos normais, sendo o último há um ano e dois meses. Ela foi diagnosticada com diabetes gestacional com 25 semanas de idade gestacional; não houve indicação do uso de insulina, considerando-se as glicemias pós prandiais, porém a paciente teve aumento progressivo do líquido amniótico que, na última ecografia, há uma semana, estava acima do percentil 90. Deu entrada na emergência da obstetrícia em franco trabalho de parto, com 7 cm de dilatação. Cerca de duas horas depois, nasceu o bebê. Após desprendimento de feto cefálico, foi realizada assistência à dequitação de placenta completa, após a qual sobreveio sangramento uterino profuso, com hipotensão, taquicardia e sudorese materna.

Considerando esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Conseguindo estabilidade hemodinâmica da paciente, deve-se manter a infusão venosa de ocitocina por 48 horas.

#Questão 833746 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endocrinologia (Residência em Ginecologia

Uma mãe leva à consulta médica a filha de 10 anos de idade, com queixa de que “a calcinha tem sempre ficado úmida com corrimento”. Relata presença constante de secreção vaginal sem odor. Nega menarca. A criança nega sintomas irritativos. Ao exame, verificam-se mamas, Tunner M2; genitália normal, Tunner P1; e hímen íntegro.

A respeito desse caso clínico e considerando os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O estirão de crescimento ocorre pela ação de três principais fatores hormonais: progesterona, GH e IGF-1.

Um paciente de 70 anos de idade apresenta diagnóstico de carcinoma epidermoide de pulmão em lobo superior esquerdo, de 3,5 cm x 3,0 cm; central; determinando atelectasia completa do pulmão esquerdo; nódulo de 0,5 cm no lobo inferior – sem diagnóstico; e linfonodo em cadeia paratraqueal ipsilateral aumentado de tamanho na tomografia de tórax (1,3 cm no menor eixo).

Acerca desse caso clínico e do TNM da neoplasia de pulmão desse paciente, julgue os itens a seguir.

O estadiamento com base somente no tamanho da lesão é T2a.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis