Uma paciente primigesta de 23 anos de idade, com idade g...

#Questão 833743 - Medicina, Endocrinologia, IADES, 2019, Escola Superior de Ciências da Saúde - DF (ESCS/DF), Residência Médica em Endocrinologia (Residência em Cirurgia Geral: Mastologia)

Uma paciente primigesta de 23 anos de idade, com idade gestacional de 30 semanas e 6 dias, procura atendimento em emergência queixando-se de contrações uterinas iniciadas há cerca de dois dias, irregulares, que se intensificaram há aproximadamente cinco horas, com piora progressiva. Não tem outras queixas. O pré-natal está regular, com a última consulta há três semanas, na qual também não tinha queixas quanto à gestação, tendo apenas relatado sangramento gengival ao escovar os dentes e aumento da sensibilidade ao ingerir alimentos gelados. Ao exame da triagem: Tax = 36,2 °C; PA = 120 mmHg x 70 mmHg; FC = 84 bpm; FR = 21irpm; e Sat O2 = 98%. Ao exame obstétrico: batimento cardiofetal de 136 bpm, rítmico; movimentação fetal presente; e dinâmica uterina de uma contração a cada cinco minutos, com duração de 40 segundos. Ao toque vaginal: colo 80% apagado, dilatado para 3 cm, polo cefálico alto. É possível tocar leve protrusão da bolsa durante a contração. Ao exame especular, não é evidenciada saída de líquido. Há secreção vaginal moderada, inespecífica.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Trata-se de trabalho de parto prematuro; deve-se solicitar hemograma, exame do sedimento urinário e urocultura, coletar swab vaginal para cultura para strepto do grupo B e, se disponível, para teste de biologia molecular para chlamydia.

Navegue em mais questões

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis