Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Um paciente de 60 anos de idade comparece a uma consulta no posto de saúde por alteração no jato urinário. É tabagista ativo desde os 17 anos de idade, fumando um maço e meio ao dia. Além de uma avaliação do trato urinário, propõe-se a realização de exames de rastreamento, incluindo colonoscopia e imagem de tórax.

Considerando esse caso clínico e o rastreamento do câncer de pulmão, julgue os itens a seguir.

Está indicada abordagem relativa à suspensão do tabagismo para esse paciente.

Um paciente de 70 anos de idade apresenta diagnóstico de carcinoma epidermoide de pulmão em lobo inferior esquerdo, de 3,5 cm x 3,0 cm, e linfonodo em cadeia paratraqueal ipsilateral aumentado de tamanho na tomografia de tórax (1,3 cm no menor eixo).

A respeito desse caso clínico e do estadiamento da neoplasia de pulmão, julgue os itens a seguir.

Não há necessidade de realizar-se outros exames de estadiamento, pois esse paciente já não é mais candidato cirúrgico.

Um paciente de 70 anos de idade apresenta diagnóstico de carcinoma epidermoide de pulmão em lobo superior esquerdo, de 3,5 cm x 3,0 cm; central; determinando atelectasia completa do pulmão esquerdo; nódulo de 0,5 cm no lobo inferior – sem diagnóstico; e linfonodo em cadeia paratraqueal ipsilateral aumentado de tamanho na tomografia de tórax (1,3 cm no menor eixo).

Acerca desse caso clínico e do TNM da neoplasia de pulmão desse paciente, julgue os itens a seguir.

Em razão da atelectasia completa do pulmão, a classificação será T4.

Uma paciente de 54 anos de idade apresenta lesão pulmonar em lobo inferior direito, visualizada em raios X de tórax. A tomografia de tórax demonstrou lesão de 3,5 cm x 3,0 cm e somente linfonodo 10 aumentado de tamanho. A broncoscopia flexível visualizou lesão endobrônquica na emergência da pirâmide basal, sendo biopsiada e confirmando o diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão. O PET-CT demonstrou SUV 4,1 na lesão pulmonar e ausência de captação no linfonodo 10 ou qualquer outro linfonodo do mediastino.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A paciente apresenta quadro indicações de realização de mediastinoscopia.

Uma paciente de 67 anos de idade, cardiopata isquêmica em uso de beta bloqueador e ácido acetil salicílico (AAS), foi submetida à lobectomia superior direita em razão de um adenocarcinoma de pulmão – estadiamento pré-operatório T2N0M0. A cirurgia transcorreu sem intercorrências cirúrgicas ou anestésicas, tendo a paciente recebido 1.000 mL de soro fisiológico e necessitado de vasopressor em dose baixa.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Está contraindicada a colocação de cateter peridural nessa paciente em razão do uso de AAS.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis