Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Uma paciente de 67 anos de idade, diabética, foi submetida a lobectomia superior direita com linfadenectomia por um adenocarcinoma de pulmão – estadiamento pré-operatório T2N0M0. A cirurgia transcorreu sem intercorrências cirúrgicas ou anestésicas, e a paciente recebeu alta no quarto dia de pós-operatório, com parênquima pulmonar totalmente expandido, sem consolidações e com ausência de nível hidroaéreo nos raios X de tórax. Três dias depois, a paciente compareceu à emergência com queixa de febre, prostração progressiva e tosse. Foi realizada tomografia computadorizada de tórax com evidência de atelectasia do lobo médio e torção do brônquio desse mesmo lobo.

Acerca desse caso clínico e dos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O manejo é clínico, e a evolução é benigna.

Uma paciente de 57 anos de idade apresenta história prévia de tabagismo passivo, com lesão pulmonar periférica em vidro fosco no lobo inferior direito, medindo 2,5 cm no maior eixo e apresentando surgimento de componente sólido nos últimos seis meses, medindo atualmente 0,7 cm no maior eixo. Há ausência de linfonodomegalias.

Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

A história de tabagismo passivo é um fator de risco para o diagnóstico de adenocarcinoma pulmonar.

Uma paciente de 58 anos de idade, tabagista (índice tabágico de 55 maços.ano), hipertensa controlada, apresenta diagnóstico de adenocarcinoma de pulmão em lobo inferior direito e lesão única em adrenal esquerda, identificada no PET-CT.

Quanto a esse caso clínico e aos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Não há necessidade de avaliação mediastinal, pois essa paciente já apresenta EC M1.

Um paciente de 74 anos de idade, tabagista ativo, previamente pedreiro, que apresenta DPOC em tratamento com broncodilatatores (última função pulmonar há um ano), está assintomático no momento e sem exacerbações recentes, com diagnóstico, por meio de punção transtorácica, de carcinoma epidermoide de 3,1 cm x 2,7 cm em lobo superior esquerdo; há dúvida quanto à possibilidade de invasão da cissura. Estadiamento sistêmico com PET-CT e RNM de crânio e mediastinoscopia negativos. Indica-se a realização de lobectomia superior esquerda e linfadenectomia com vistas a tratamento curativo. Solicitam-se novos exames de função pulmonar pré-operatórios:

 Com base nesse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Foi bem indicada a realização de novos exames de função pulmonar.

Determinado paciente de 25 anos de idade fez exames de rotina para admissão em concurso público, constatando-se achado de enzimas hepáticas alteradas. Notaram-se transaminases 3x > valor normal, fosfatase alcalina e gamaglutamil transferase normais, bilirrubinas, albumina sérica e TAP normais. Ele referiu exames anteriores (há seis meses) com enzimas hepáticas normais. Na anamnese, relatou sexo sem proteção e uso de drogas ilícitas à véspera da coleta laboratorial (ectasy, quetiapina, cocaína), que consome frequentemente em festas. A ecografia abdominal indicou fígado de aspecto normal. O paciente mencionado ingesta alcoólica socialmente aos fins de semana e em festas.

Considerando esse caso clínico e os conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Trata-se de um caso de hepatite aguda.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis