Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Determinada paciente de 56 anos de idade estava na própria casa, que se encontra em reforma, quando uma das paredes que estava sendo desmanchada pelos pedreiros cedeu e a atingiu, prensando a perna direita dela contra o chão, tornando a mobilização do membro impossível por causa do peso do material. A paciente foi prontamente socorrida pelos pedreiros, que chamaram a ambulância, porém não retiraram a parede de cima da perna dela com medo de machucá-la mais. Essa paciente deu entrada no pronto-socorro levada pelo SAMU, cerca de três horas após o incidente, pois encontrava-se em uma cidade sem hospital e em um local de difícil acesso para a equipe de resgate. À chegada, apresentava rotação externa de tornozelo e pé direitos, sem lesões de continuidade na pele, porém com edema importante de partes moles abaixo do joelho, hiperemia local e muita dor ao exame do local.

Com relação a esse caso clínico, julgue os itens a seguir.

Essa paciente apresenta um dos sinais precoces da síndrome compartimental.

Uma paciente de 29 anos de idade, vítima de acidente automobilístico (capotamento após colisão com obstáculo parado, em alta velocidade, sem cinto de segurança), deu entrada no pronto-socorro com os seguintes sinais vitais: pressão arterial de 90 mmHg x 70 mmHg; frequência cardíaca de 125 bpm; frequência respiratória de 32 mrpm; saturação de O2 de 98% em ar ambiente. Na avaliação inicial, o paciente apresentou via aérea permeável e atingiu 14 pontos na escala de coma de Glasgow, perdendo pontos na escala porque se encontrava confuso.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

Esse paciente encontra-se em choque classe III.

H. C. S., primeiro filho de C. C. S., realizou acompanhamento de puericultura em posto de saúde desde a primeira consulta pós-natal até atualmente, quando tem 8 anos de idade. Ao longo desse acompanhamento, as variações antropométricas foram registradas nas curvas de crescimento (peso para idade, estatura/altura para a idade, IMC para a idade), e o desenvolvimento psiconeuromotor foi avaliado. Na primeira consulta, foi verificada história de parto vaginal laborioso, mas não havia histórico de outras complicações gestacionais ou periparto. Atualmente, nas curvas antropométricas, observam-se z-score de +3,34 no IMC para a idade e z-score de -1,75 na altura para a idade.

Considerando as várias consultas realizadas nesse período, os raciocínios diagnósticos e as condutas a serem tomadas frente ao crescimento e desenvolvimento normal e patológico, julgue os itens a seguir.

Um dos diagnósticos atuais é o de obesidade.

Determinado paciente, atualmente com 24 meses de vida, é levado pela própria mãe, de 18 anos de idade, a consulta com especialista em desenvolvimento. No histórico, observa-se gestação durante a adolescência da mãe, complicada por trauma abdominal durante discussão com o pai da criança, às 34 semanas de gestação, causando descolamento prematuro de placenta, com necessidade de parto cesáreo de emergência por sofrimento fetal agudo na ocasião. O RN nasceu com 1.800 g, sendo necessária a realização de manobras de reanimação neonatal. Ele permaneceu internado na unidade de terapia intensiva neonatal por quatro semanas. Apresentou, ao exame físico, FC de 90 bpm, FR de 20 irpm, saturação de oxigênio de 99%, reflexo cutâneo plantar em extensão, reflexo de preensão palmar ausente e capacidade de marchar com apoio (mas não sozinho). Refere ausência de controle esfincteriano no momento.

 O paciente fala algumas palavras com duas sílabas. Em relação ao caso clínico descrito, julgue os itens a seguir.

Não há presença de fatores de risco perinatais para distúrbios de desenvolvimento nesse caso.

Uma paciente de 38 anos de idade está vivenciando a primeira gestação dela e seguiu o acompanhamento gestacional com a respectiva obstetra, realizando regularmente os exames laboratoriais conforme preconizados pelo Ministério da Saúde. Segue a lista de alguns dos exames realizados ao longo da gestação, transcritos não necessariamente na ordem cronológica de realização: cultura para Streptococcus do grupo B por meio de swab retovaginal: positiva; teste oral de tolerância à glicose: jejum: 80 mg/dL – após uma hora: 172 mg/dL – após duas horas: 156 mg/dL; sorologias para toxoplasmose: IgG negativo e IgM positivo; VDRL: negativo; anti-HIV: negativo; ultrassonografia morfológica fetal: circunferência cefálica com -3,2 desvios-padrões em relação à média para a idade gestacional. Sem outras alterações.

Acerca da avaliação laboratorial gestacional rotineira e dos possíveis impactos dos respectivos achados, e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A avaliação sorológica dessa paciente sugere a presença de infecção materna aguda por toxoplasmose.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis