Questões de Medicina do ano 2019

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2019

Um paciente de 30 anos de idade, com historico de febre, dor abdominal em hipocôndrio direito e fadiga, associado a icterícia desde a adolescência, refere crises de uma a duas vezes ao ano, com alterações de enzimas hepáticas, porém sem diagnóstico etiológico. Apresenta ainda uma diarreia crônica com muco e perda de peso sem investigação. Na investigação do hepatologista, verificam-se transaminases três vezes acima do normal, fosfatase alcalina e gamaglutamil transferase dez vezes acima, bilirrubinas aumentadas com predomínio de direta. Ecografia de abdome evidenciou dilatação de vias biliares, sem cálculos. Foram observados autoanticorpos com antimúsculo liso positivo 1/240, hipergamaglobulinemia. Houve a suspeita de colangite esclerosante primária (CEP).

Em relação a esse caso clínico e com base nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

O quadro clínico de febre, dor abdominal e icterícia recorrente pode ser compatível com CEP.

Determinada paciente de 46 anos de idade queixa-se de fadiga e apresenta deficiência de ferro com anemia. Ela tem apresentado episódios intermitentes de diarreia leve por muitos anos, com diagnóstico prévio de síndrome do intestino irritável e intolerância à lactose. Ela não possui outros sintomas gastrointestinais significativos no momento. Ao exame físico, verificam-se FC = 80 bpm, FR =14 irpm, Sat O2 = 95% (ar ambiente). Notam-se duas úlceras aftosas orais e palidez. O exame físico abdominal é normal, e o resultado da pesquisa de sangue oculto nas fezes é negativo. A paciente fez teste recente de pesquisa de anticorpo antiendomísio no sangue com resultado positivo. Exame de videoendoscopia digestiva alta com biópsia duodenal foi solicitado, porém com resultado do histopatológico duodenal ainda em andamento.

Com base nesse caso clínico e nos conhecimentos médicos relativos à doença celíaca, julgue os itens a seguir.

Os sintomas de anemia, fadiga e úlceras orais podem ser relacionados à doença celíaca.

Uma paciente de 45 anos de idade, portadora de artrite reumatoide desde a infância, queixa-se de tontura, sonolência e fezes escuras há dois dias. Nega epigastralgia, vômitos ou ingesta de medicamentos à base de sulfato ferroso ou alimentos como beterraba. Apresenta-se hipocorada 3+/4+, PA = 80 mmHg x 60 mmHg, FC = 100 bpm, FR = 20 irpm, Sat O2 = 95%, abdome sem alterações e demais órgãos e sistemas sem alteração no exame físico. Internada, apresentava hemoglobina = 7 (normal de 12 a 15). EDA constatou úlcera péptica em região de parede posterior de duodeno, com Helicobacter pylori presente na histologia gástrica.

Com relação a esse caso clínico e aos conhecimentos referentes à infecção pelo H. pylori, julgue os itens a seguir.

É dispensável internação hospitalar nesse caso, visto que o diagnóstico endoscópico já foi realizado.

Determinada paciente de 28 anos de idade relata epigastralgia tipo queimação de forte intensidade há dois dias, constante e inédita, irradiando para o dorso, após iniciar tratamento para faringite com anti-inflamatório não hormonal (diclofenaco de sódio). Nega azia, plenitude pós-prandial ou náuseas. Possui antecedentes de estresse recente por problemas familiares. Foi realizada endoscopia digestiva alta, com achado de úlcera péptica gástrica ativa. A biópsia gástrica descartou a presença de H. pylori.

A respeito desse caso clínico e da doença ulcerosa péptica por AINH, julgue os itens a seguir.

O estresse pode ser causa de gastrite nervosa e úlcera por estresse psicológico.

Uma paciente de 55 anos de idade apresentou quadro de diarreia crônica há um ano, com cinco a oito episódios por dia, sem produtos patológicos. Houve perda de 5 kg de peso, fadiga, flatulência e distensão abdominal. Refere morar em zona rural, com ingesta de água não tratada de rio, e uso de fossa sanitária. Verificaram-se exames parasitológicos seriados negativos, colonoscopia com biópsia seriada normais, e exames laboratoriais e de fezes negativos. Enteroscopia com biópsia jejunal detectou giardíase.

Com base no caso clínico descrito e nos conhecimentos médicos correlatos, julgue os itens a seguir.

A melhora dos sintomas será, nesse caso, a melhor maneira de avaliar resposta terapêutica.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis