Questões de Medicina do ano 2004

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Medicina do ano 2004

Uma paciente com 51 anos de idade, de cor branca, procurou o ambulatório de dermatologia, queixando-se do aparecimento de pequena pápula endurecida que evoluiu para ulceração localizada na semimucosa do lábio esquerdo, que foi notada há alguns meses, incomodando-a progressivamente, com sangramentos eventuais. Ao exame físico, observou-se lesão ulcerada, com ligeira infiltração na borda, de forma ovalada, medindo em torno de 0,5 cm, localizada na junção da pele com a semimucosa lateral esquerda do lábio inferior.

Acerca desse caso clínico, considerando as hipóteses diagnósticas, as condutas relativas ao caso e outras dermatoses relacionadas, julgue os itens subseqüentes.

A doença de Paget extramamária constitui um diagnóstico diferencial desse caso, entretanto, pela biópsia e pelo exame histopatológico, na doença de Paget espera-se evidenciar padrão histopatológico característico, com a presença de massas celulares basalióides que se dispõem perifericamente, em paliçada.

Sobre os hormônios tireoidianos, é correto afirmar:

Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório de endocrinologia queixando-se de cansaço, desânimo e queda de cabelo. Ao exame clínico, a paciente apresentou pele ressecada, hiporeflexia patelar, freqüência cardíaca de 52 bpm e tireóide palpável, de volume reduzido. Os exames complementares demonstraram: TSH = 15,0 mU/L (valor normal = 0,3-6,0 mU/L), T3 = 65 ng/dL (valor normal = 70 a 200 ng/dL) e T4 livre = 0,6 ng/dL (valor normal = 0,89 a 1,80 ng/dL). A cintilografia evidenciou níveis de captação de radioiodo discretamente diminuídos.

A respeito do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

A dosagem plasmática de tireoglobulina não contribui para a decisão terapêutica.

A respeito do esôfago de Barrett, uma das doenças mais estudadas atualmente por sua relação com o desenvolvimento do adenocarcinoma do esôfago distal, julgue os itens seguintes.

É elevada — cerca de 20% — a prevalência do esôfago de Barrett em indivíduos submetidos a endoscopia eletiva.

A cromoendoscopia começou a ser utilizada há décadas. As primeiras referências acerca desse método datam de 1972, feitas por Yamakewe e Cols, e serviram para auxiliar no diagnóstico endoscópico das afecções gastrointestinais. É um método de fácil e rápida execução e deve fazer parte da rotina do endoscopista. Acerca desse assunto, julgue os itens seguintes.

O uso de tinta-da-índia com cateter borrifador permite a identificação de lesões planas no esôfago e no estômago.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis