Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório d...

Uma paciente de 35 anos de idade procurou o ambulatório de endocrinologia queixando-se de cansaço, desânimo e queda de cabelo. Ao exame clínico, a paciente apresentou pele ressecada, hiporeflexia patelar, freqüência cardíaca de 52 bpm e tireóide palpável, de volume reduzido. Os exames complementares demonstraram: TSH = 15,0 mU/L (valor normal = 0,3-6,0 mU/L), T3 = 65 ng/dL (valor normal = 70 a 200 ng/dL) e T4 livre = 0,6 ng/dL (valor normal = 0,89 a 1,80 ng/dL). A cintilografia evidenciou níveis de captação de radioiodo discretamente diminuídos.

A respeito do caso clínico apresentado acima, julgue os itens a seguir.

A dosagem plasmática de tireoglobulina não contribui para a decisão terapêutica.

  • C. Certo
  • E. Errado
Clique em uma opção abaixo para responder a questão:

Questões extras

Considerando a notícia acima, julgue os próximos itens com respeito ao processo de edição de notícias para a Internet.

A notícia é um bom exemplo da prática do jornalismo open source, em que uma instituição se comunica diretamente com o seu público sem a intermediação das mídias tradicionais.

Resolva a questão aqui ›


A evolução da mortalidade proporcional por causas, no Brasil, nos últimos anos, mostra

Resolva a questão aqui ›


O artigo 153 da Lei Orgânica do Município de Balneário Camboriú afirma que, no âmbito do Sistema Único de Saúde, são atribuições do município:

I. planejar, organizar, gerir, controlar e avaliar as ações e os serviços de saúde.

II. avaliar e controlar a execução de convênios e contratos celebrados pelo município, com entidades privadas prestadoras de serviços de saúde.

III. autorizar a instalação de serviços privados de saúde com fins lucrativos, fiscalizar-lhes o funcionamento e destinar recursos públicos para seu funcionamento.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Resolva a questão aqui ›