Questões de Legislação Especial Federal do ano 2007

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação Especial Federal do ano 2007

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A emergente política educacional, relativa ao trato com a diferença, raça, etnia e identidade coloca questões concretas à reflexão sobre a Educação e, por conseguinte, a formação docente frente ao enfrentamento pedagógico, no tocante às relações étnico-raciais. As Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana apresentam princípios a partir dos quais as instituições de formação de professores e órgãos públicos deverão atinar nas suas políticas curriculares contemporâneas. Entre esses princípios estão:

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A educação no Brasil vem sofrendo, ao longo dos últimos 20 anos, profundas alterações na sua estrutura. O governo brasileiro, neste período, desenvolveu diferentes ações para alcançar a expansão do número de vagas nas escolas e enfrentar o debate sobre a falta de satisfação da população sobre o trabalho realizado pela escola. Um dos mecanismos propostos pelo Ministério da Educação " MEC foi a elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN�s), no final dos anos 90. Sendo assim sobre os PCN s está correto afirmar:

1- A sua elaboração contou com a participação dos professores de todo o Brasil, que encaminharam suas avaliações sobre a escola brasileira, indicando a transversalidade como uma possibilidade de melhoria do trabalho pedagógico.

2- Utiliza o termo parâmetro, pois pretende desenvolver nos professores a idéia de que, apesar das diversidades regionais, culturais e políticas, existem, nacionalmente, convergências no fenômeno educativo.

3- Foram realizadas ações pelo MEC, no formato de formação continuada, onde os professores puderam relacionar os conteúdos tradicionais aos transversais, possibilitando a efetivação da proposta em suas salas de aula.

4- A legitimidade do documento, dada a pouca ou nenhuma incorporação dos PCN´s no cotidiano dos professores, se deve ao distanciamento entre a orientação proposta e o contexto escolar existente.

Estão corretas somente as afirmativas:

Dentre os temas transversais propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais destacamos a Ética. Em sua atuação, um Orientador Educacional estará enfatizando a ética quando:

Segundo as Diretrizes Curriculares para a Educação Especial, na Educação Básica a organização das classes comuns deverá prever:

A Lei 9394/96 assegura às instituições de ensino, desde que observadas as normas curriculares e os demais dispositivos da legislação

I - a organização em séries anuais.

II - a organização em séries semestrais;

III - a organização de ciclos por alternância de períodos de estudos;

IV - a organização em ciclos por grupos não seriados;

V - a possibilidade de reclassificar alunos ao recebê-los por transferência.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis