Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IADES

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Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IADES

Um jovem chega à unidade básica de saúde (UBS) com os dois pulsos sangrando e solicita atendimento. Ao ser indagado pela agente comunitária de saúde (ACS), ele conta que, após uma briga com a irmã, tentou tirar a própria vida. Ao ser encaminhado para a sala de curativos, no acolhimento, ele refere à enfermeira que, ultimamente, tem sentido muita tristeza, pois perdeu o emprego e não sabe como sobreviverá.

Com base nessa situação hipotética e nos conhecimentos de saúde correlatos, julgue os itens a seguir.

Como serviço de apoio diagnóstico, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB) deve estabelecer o respectivo processo de trabalho a partir de problemas, demandas e necessidades de saúde de pessoas e grupos sociais nos respectivos territórios, bem como a partir de dificuldades dos profissionais de todos os tipos de equipes que atuam na atenção básica nas respectivas análises e manejos.

Um jovem chega à unidade básica de saúde (UBS) com os dois pulsos sangrando e solicita atendimento. Ao ser indagado pela agente comunitária de saúde (ACS), ele conta que, após uma briga com a irmã, tentou tirar a própria vida. Ao ser encaminhado para a sala de curativos, no acolhimento, ele refere à enfermeira que, ultimamente, tem sentido muita tristeza, pois perdeu o emprego e não sabe como sobreviverá.

Com base nessa situação hipotética e nos conhecimentos de saúde correlatos, julgue os itens a seguir.

Mediante o acolhimento/porta de entrada, tem sido possível, em muitas situações, diminuir a demanda reprimida na atenção básica, evidenciada pelas grandes filas, pelas reclamações cotidianas; pelo grande afluxo aos serviços de atendimento de pacientes com problemas não emergentes; e pelas queixas da população.

Um jovem chega à unidade básica de saúde (UBS) com os dois pulsos sangrando e solicita atendimento. Ao ser indagado pela agente comunitária de saúde (ACS), ele conta que, após uma briga com a irmã, tentou tirar a própria vida. Ao ser encaminhado para a sala de curativos, no acolhimento, ele refere à enfermeira que, ultimamente, tem sentido muita tristeza, pois perdeu o emprego e não sabe como sobreviverá.

Com base nessa situação hipotética e nos conhecimentos de saúde correlatos, julgue os itens a seguir.

A visita domiciliar pode ser definida como “um conjunto de ações de saúde voltado para o atendimento tanto educativo quanto assistencial”.

Um jovem chega à unidade básica de saúde (UBS) com os dois pulsos sangrando e solicita atendimento. Ao ser indagado pela agente comunitária de saúde (ACS), ele conta que, após uma briga com a irmã, tentou tirar a própria vida. Ao ser encaminhado para a sala de curativos, no acolhimento, ele refere à enfermeira que, ultimamente, tem sentido muita tristeza, pois perdeu o emprego e não sabe como sobreviverá.

Com base nessa situação hipotética e nos conhecimentos de saúde correlatos, julgue os itens a seguir.

O projeto terapêutico singular, como estratégia de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS), é um conjunto de propostas de condutas terapêuticas articuladas, para um sujeito individual ou coletivo, resultado da discussão coletiva de uma equipe interdisciplinar.

Uma criança, negra, de sete anos de idade, foi encaminhada à unidade de saúde de referência do respectivo território após realizar avaliação antropométrica e de acuidade visual (tabela de Snellen) na escola, na semana em que a unidade de saúde realizou ações do Programa Saúde na Escola (PSE). A mãe informa que foi orientada a ir até a unidade e agendar uma consulta para o filho, pois foram detectadas algumas alterações nos testes realizados.

Acerca dessa situação hipotética e considerando os conhecimentos de saúde correlatos, julgue os itens a seguir.

O PSE constitui uma estratégia que procura fomentar uma gestão coletiva das ações de saúde e de educação a partir da participação de profissionais da saúde e da educação, dos educandos e da comunidade, no território onde convivem.

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