Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IADES

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Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da IADES

De um modo geral, as escolas e as respectivas equipes profissionais têm conhecimento a respeito das leis que envolvem a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar e da obrigatoriedade da garantia de vaga para tais pessoas. As equipes diretivas respeitam e garantem a entrada desses alunos, mostrando-se favoráveis à política. Porém, alguns entraves ainda são apontados.

Com base no exposto e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

Em consonância com as políticas de educação e saúde, o fonoaudiólogo poderá desenvolver ações no Atendimento Educacional Especializado (AEE) e no Programa Saúde na Escola (PSE).

De um modo geral, as escolas e as respectivas equipes profissionais têm conhecimento a respeito das leis que envolvem a inclusão de pessoas com necessidades educacionais especiais no ambiente escolar e da obrigatoriedade da garantia de vaga para tais pessoas. As equipes diretivas respeitam e garantem a entrada desses alunos, mostrando-se favoráveis à política. Porém, alguns entraves ainda são apontados.

Com base no exposto e nos conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

O desafio da inclusão reside na troca de paradigma, uma mudança de análise relativa àquilo que a criança não consegue aprender ou desenvolver, voltando-se para as capacidades e potencialidades dela que podem ser oportunizadas em convívio social não restrito a crianças com o mesmo perfil.

Um jovem chega à unidade básica de saúde (UBS) com os dois pulsos sangrando e solicita atendimento. Ao ser indagado pela agente comunitária de saúde (ACS), ele conta que, após uma briga com a irmã, tentou tirar a própria vida. Ao ser encaminhado para a sala de curativos, no acolhimento, ele refere à enfermeira que, ultimamente, tem sentido muita tristeza, pois perdeu o emprego e não sabe como sobreviverá.

Com base nessa situação hipotética e nos conhecimentos de saúde correlatos, julgue os itens a seguir.

A agente comunitária de saúde não pode fazer a notificação compulsória de tentativa de suicídio, pois a notificação só pode ser feita pelo médico da unidade de saúde.

Um jovem chega à unidade básica de saúde (UBS) com os dois pulsos sangrando e solicita atendimento. Ao ser indagado pela agente comunitária de saúde (ACS), ele conta que, após uma briga com a irmã, tentou tirar a própria vida. Ao ser encaminhado para a sala de curativos, no acolhimento, ele refere à enfermeira que, ultimamente, tem sentido muita tristeza, pois perdeu o emprego e não sabe como sobreviverá.

Com base nessa situação hipotética e nos conhecimentos de saúde correlatos, julgue os itens a seguir.

A análise das notificações de violência é feita de acordo com o capítulo CID-10, e não por tipologia da violência.

Um jovem chega à unidade básica de saúde (UBS) com os dois pulsos sangrando e solicita atendimento. Ao ser indagado pela agente comunitária de saúde (ACS), ele conta que, após uma briga com a irmã, tentou tirar a própria vida. Ao ser encaminhado para a sala de curativos, no acolhimento, ele refere à enfermeira que, ultimamente, tem sentido muita tristeza, pois perdeu o emprego e não sabe como sobreviverá.

Com base nessa situação hipotética e nos conhecimentos de saúde correlatos, julgue os itens a seguir.

O apoio matricial em saúde tem por objetivo assegurar retaguarda especializada a equipes e profissionais encarregados da atenção a problemas de saúde, de maneira personalizada e interativa, operando com o conceito de núcleo e de campo. Assim, um especialista com determinado núcleo apoia especialistas com outro núcleo de formação, objetivando a ampliação da eficácia da respectiva atuação.

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