Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da FUNDATEC

São definidos como objetivos na ação extensionista na EMATER/RS-ASCAR as seguintes assertivas:

I. Alcançar patamares crescentes de sustentabilidade nas formas de manejo dos recursos naturais e dos agroecossistemas, com base nos princípios da Agroecologia.

II. Estimular a validação de tecnologias ambientalmente adaptadas e a apropriação de conhecimentos que permitam níveis crescentes de produção agropecuária com o uso adequado dos recursos disponíveis, com vistas à geração de renda e fortalecimento da participação da agricultura familiar nas cadeias produtivas.

III. Promover processos de beneficiamento e agroindustrialização da produção familiar, com vistas à agregação de renda e valorização da cultura e apoiar outras iniciativas emergentes no meio rural, tais como o artesanato, turismo e outras.

Quais estão corretas?

A Instrução Normativa nº 5, de 8 de setembro de 2009, que dispõe sobre os procedimentos metodológicos para restauração e recuperação das Áreas de Preservação Permanente e da Reserva Legal, define que:

O Diagnóstico Rural Participativo (DRP) surgiu, na década de 1980, como um conjunto de técnicas e ferramentas utilizadas para superar as deficiências que foram observadas nas estratégias de transferência de tecnologia que caracterizaram a Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), até a década de 1970. Em relação às características do DRP, considere as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Procura avaliar problemas e oportunidades de solução.

( ) Permite identificar aspectos específicos de gênero.

( ) Usa como fontes apenas as que consideram a participação das comunidades, por serem mais contextualizadas.

( ) Identifica as necessidades de transferência de novas tecnologias.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), que por muito tempo transformou os agricultores em “repositórios vazios” prontos a receberem os conhecimentos técnicos dos extensionistas, hoje é pensada como processo de educação. Assinale a única alternativa INCORRETA quanto a ATER, vista pela perspectiva da educação.

Com base nas Diretrizes para Ação Extensionista, através da Gestão do Processo de Planejamento da EMATER/RS-ASCAR, no que diz respeito à função, estratégias de ação, metodologia e processo de ATER, podemos dizer que a sua função primordial é a prestação:

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