Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da FUMARC

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De acordo com os documentos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), para que se desenvolva um raciocínio geográfico nos alunos, é necessário que se exercite o pensamento espacial embasado em aspectos fundamentais da realidade, tais como a localização, a extensão e a distribuição dos fatos e fenômenos na superfície terrestre; o ordenamento territorial e as conexões existentes entre compo-nentes físico-naturais e as ações antrópicas.

Segundo a BNCC, são princípios do raciocínio geográfico, EXCETO:

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver na Educação Básica. A BNCC leva em conta que os diferentes campos que compõem a Matemática reúnem um conjunto de ideias fundamentais e propõe cinco unidades temáticas, correlacionadas, que orientam a formulação de habilidades a ser desenvolvidas ao longo do Ensino Fundamental. Sobre essas unidades temáticas, julgue como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmações abaixo e, em seguida, assinale a opção correta.

( ) A unidade temática Números tem como finalidade desenvolver o pensamento numérico, que implica o conhecimento de maneiras de quantificar atributos de objetos e de julgar e interpretar argumentos baseados em quantidades.

( ) A unidade temática Álgebra tem como finalidade o desenvolvimento de um tipo especial de pensamento que é essencial para utilizar modelos matemáticos na compreensão, representação e análise de relações quantitativas de grandezas e, também, de situações e estruturas matemáticas, fazendo uso de letras e outros símbolos.

( ) A unidade temática Grandezas e Medidas contribui ainda para a consolidação e ampliação da noção de número, a aplicação de noções geométricas e a construção do pensamento algébrico.

A sequência CORRETA, de cima para baixo, é:

O atendimento pré-hospitalar, segundo a Portaria 2.048/2002, é o atendimento que procura chegar precocemente à vítima, após ter ocorrido um agravo à sua saúde (de natureza clínica, cirúrgica, traumática, inclusive as psiquiátricas), que possa levar a sofrimento, sequelas ou mesmo à morte, sendo necessário, portanto, prestar-lhe atendimento e/ou transporte adequado a um serviço de saúde devidamente hierarquizado e integrado ao Sistema Único de Saúde. Sobre o atendimento pré-hospitalar do paciente politraumatizado, considerando as preconizações e protocolos do SAMU, do ATLS e PHTLS, é CORRETO afirmar que a via aérea de opção para o paciente em insuficiência respiratória e com grave trauma bucomaxilo facial é a

O Ministério da Saúde define educação em saúde como: Processo educativo de construção de conhecimentos em saúde que visa à apropriação temática pela po-pulação [...] Conjunto de práticas do setor que contribui para aumentar a autonomia das pessoas no seu cuidado e no debate com os profissionais e os gestores a fim de alcançar uma atenção de saúde de acordo com suas necessidades (BRASIL, 2006 apud FALKENBERG, M B et al. 2014). Em seu artigo “Educação em saúde e educação na saúde: conceitos e implicações para a saúde coletiva”, a autora faz uma objetiva análise dos conceitos de educa-ção. Sobre a educação para saúde, assinale a afirmativa verdadeira:

Considerando os Parâmetros para Controle Biológico da Exposição Ocupacional a Agentes Químicos (Aprovados pela Portaria SSST nº 24, de 29 de dezembro de 1994 e pela Norma regulamentadora nº 9, NÃO é correto afirmar:

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