Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da FUMARC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Legislação dos Órgãos Federais, Estaduais, Distritais e Municipais e dos Órgãos Internacionais da FUMARC

Sobre a abordagem pedagógica que deve ser dada ao esporte de acordo com a proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, analise as afirmativas a seguir e classifique-as como verdadeiras (V) ou falsas (F).

( ) Deve-se evitar um tratamento pedagógico crítico ao esporte, uma vez que criticar esta prá-tica representa diminuir sua importância, desqualificar seu significado, reduzir o valor da aprendizagem das técnicas e táticas e a relevância da competição no mundo moderno.

( ) Para ser ensinado, o esporte precisa ser situado histórica e socialmente e vivenciado a partir da compreensão de seus fundamentos e da ressignificação de seus sentidos e significados. É preciso também conhecer benefícios e riscos das modalidades, bem como os valores que as orientam.

( ) A dimensão política do esporte não deve ser tratada pela Educação Física nas escolas, uma vez que um dos benefícios da prática esportiva é exatamente a neutralidade política e ideo-lógica, o que auxilia na redução da tensão e da intolerância no ambiente escolar.

( ) O eixo temático esporte é compreendido pelos seguintes tópicos: história, elementos técni-cos, táticas, regras, riscos e benefícios, diferença entre esporte educacional, de participação e de rendimento, hidratação e vestuário, inclusão no esporte, atitudes e valores éticos e democráticos.

Sobre a abordagem pedagógica reservada ao esporte pela proposta de ensino da Educação Física da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais, assinale a sequência CORRETA.

A seguinte informação sobre o chamado conflito de interesse está INCORRETA em:

A Portaria 1.078 de 16 de julho de 2014 confere direito ao adicional de periculosi-dade por energia elétrica, EXCETO:

De acordo com a NBR 10004 – Resíduos Sólidos – Classificação, um agente teratogênico pode ser definido como:

Os Conteúdos Básicos Comuns (CBC) da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais repre-sentam um compromisso com uma Educação Física voltada para a formação cidadã dos alunos e das alunas. Para que esse compromisso seja devidamente compreendido e se manifeste no cotidiano das escolas, o CBC apresenta diretrizes que devem ser respeitadas na organização e no ensino da disci-plina:

1- Corpo concebido na sua totalidade;

2- A qualidade de vida como requisito para a vivência corporal plena;

3- As práticas corporais como linguagem;

 4- A ludicidade como essência da vivência corporal;

5- A escolarização como tempo de vivência de direitos;

6- A democracia como fundamento do exercício da cidadania;

 7- A ética e a estética como princípios norteadores da formação humana.

Analise as afirmativas a seguir, retiradas do próprio CBC, relacionando-as com as diretrizes apresen-tadas e numerando-as de acordo com a sequência apresentada acima.

( ) Implica pensar, sobretudo, na dignidade humana, nas relações desses sujeitos consigo mes-mos, com o outro, com os meios físico, cultural e social. Isso, por sua vez, implica levar em conta diferentes fatores que atuam nas condições de vida dessas pessoas, como os condi-cionantes das dimensões biológica, psicológica, social, cultural econômica, ambiental, den-tre outras.

( ) Significa conceber o sujeito a partir da indissociabilidade de suas dimensões biológica, afe-tiva, cognitiva, histórica, cultural, estética, lúdica, linguística, dentre outras. Significa compre-ender que o ser humano é um todo indivisível que pensa, sente e age, simultaneamente.

( ) Implica tomadas de decisão dos participantes na organização da experiência. É uma ação movida pelo desejo e pela satisfação de quem participa. Tem limites de tempo e de espaço próprios, ou seja, limites dados pelos participantes. Possibilita aos participantes organizar a atividade e construir ou (re)criar coletivamente suas regras. Nesse sentido, a vivência lúdica constitui espaço de inovação e criatividade.

( ) O ensino da Educação Física não pode, portanto, perder de vista a perspectiva de uma prática pedagógica inclusiva, não discriminatória entre homens e mulheres de todas as ida-des, classes sociais, etnias, independentemente de suas habilidades e performances nas práticas corporais.

Assinale a alternativa que apresenta corretamente a relação entre as diretrizes e as afirmativas apre-sentadas.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis