Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Ministério da Educação - MEC

Pensar a perenidade do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) pressupõe assumir a condição humanizadora da educação, nos termos da Declaração de Hamburgo sobre a EJA, de 1997, o que demanda do PROEJA

Com relação aos instrumentos legais que tratam da valorização de profissionais da educação, julgue os itens que se seguem. O Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação instituiu a destinação de, no mínimo, 60% dos recursos anuais totais dos fundos estaduais e distritais para a remuneração dos profissionais do magistério da educação básica em efetivo exercício na rede pública.

O Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos tem entre seus objetivos o exercício da cidadania e a formação de sujeitos que possam compreender e fortalecer os direitos humanos. Esse Plano tem 5 eixos estratégicos importantes para o alcance de seus objetivos. Considere os aspectos descritos em 2 desses eixos.

Descrição 1

Eixo estratégico que se caracterizou pela maior incidência da ação de movimentos sociais e organizações não governamentais (ONG). Os movimentos sociais tiveram grande importância na constituição de um fortalecimento de ações em direitos humanos, e as ONG, com ações que se preocupam com as violações e a fortificação dos direitos humanos, ajudaram na construção de um espaço de ensino profissionalizante.

Descrição 2

Eixo estratégico que perpassa todos os eixos do PNEDH. Ele visa à articulação dos conhecimentos de direitos humanos nos âmbitos da investigação científica, da criação, da crítica e da produção e sistematização de novos conhecimentos em direitos humanos.

As descrições 1 e 2 referem-se, respectivamente, aos seguintes eixos estratégicos:

A Resolução nº 02/01 do Conselho Federal de Psicologia, que trata da Concessão e Registro do Título Profissional de Especialista em Psicologia nos Conselhos Regionais de Psicologia, definiu, entre as especialidades que poderão receber esse título, a do psicólogo especialista em psicologia do esporte. De acordo com a resolução, é atribuição desse profissional:

Conforme consta no Art. 14 da Resolução nº 2, de 30 de Janeiro de 2012, o Ensino Médio, etapa final da Educação Básica, concebida como conjunto orgânico, sequencial e articulado, deve assegurar sua função formativa para todos os estudantes, sejam adolescentes, jovens ou adultos, atendendo, mediante diferentes formas de oferta e organização. Assim, no que diz respeito às formas de oferta e organização no Ensino Médio, considere as afirmativas a seguir:

I. O Ensino Médio pode organizar-se em tempos escolares no formato de séries anuais, períodos semestrais, ciclos, módulos, alternância regular de períodos de estudos, grupos não seriados, com base na idade, na competência e em outros critérios, ou por forma diversa de organização, sempre que o interesse do processo de aprendizagem assim o recomendar.

II. No Ensino Médio regular, a duração mínima é de 3 (três) anos, com carga horária mínima total de 800 (oitocentas) horas, tendo como referência uma carga horária anual de 300 (trezentas) horas, distribuídas em pelo menos 100 (cem) dias de efetivo trabalho escolar.

III. O Ensino Médio regular diurno, quando adequado aos seus estudantes, pode se organizar em regime de tempo integral com, no mínimo, 7 (sete) horas diárias.

IV. Os componentes curriculares devem propiciar a apropriação de conceitos e categorias básicas e não o acúmulo de informações e conhecimentos, estabelecendo um conjunto necessário de saberes integrados e significativos.

Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis