Questões de Governança de TI da FGV

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Listagem de Questões de Governança de TI da FGV

#Questão 1023570 - Governança de TI, ITIL, FGV, 2022, Senado Federal, Analista Legislativo - Análise de Sistemas

Você foi convidado a auxiliar o time de Governança de TI que defenderá a adoção de boas práticas ITIL® dentro da Brasil Eventos.
Em meio aos debates, uma parte do conselho administrativo questiona a adoção dos processos de Transição do Serviço, argumentando que seus controles poderão atrasar as entregas e consequentemente os negócios da empresa.
Com base nestes questionamentos, o time de Governança de TI irá elaborar um relatório para a defesa das boas práticas e você ficou responsável por elencar os objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço segundo a ITIL®.
Com relação aos objetivos do processo de planejamento e suporte da transição do serviço que, segundo a ITIL®, deverão constar no relatório.
Avalie se são objetivos do relatório:
I. fazer com que os recursos planejados nas fases de Estratégia de Serviço e Desenho do Serviço sejam realizados na fase de Operação de Serviço.
II. contribuir para a melhoria da qualidade dos serviços de TI.
III. garantir que o acesso aos serviços de TI acordados seja fornecidos apenas aos autorizados a receber por estes serviços.
IV. coordenar as atividades de fornecedores, equipes de suporte através de projetos, sempre que necessário.
V. identificar e gerenciar riscos do serviço de TI.
Estão corretos, apenas

#Questão 1023599 - Governança de TI, COBIT, FGV, 2022, MPE-GO, Assistente Programador

Em virtude da crise sanitária vivida em função da Covid-19, os funcionários do Ministério Público de Goiás (MP-GO) foram informados da necessidade de se fazer, de forma temporária, o trabalho remoto. Camila, administradora da rede, identificou que tal atividade geraria uma sobrecarga dos recursos existentes. Como o MP-GO faz uso das melhores práticas de gestão, Camila foi buscar essa informação no modelo COBIT.
Para criar uma estratégia de governança que evite interrupções nos seus serviços, de acordo com o COBIT, Maria deve focar no gerenciamento de

#Questão 1023600 - Governança de TI, ITIL, FGV, 2022, MPE-GO, Assistente Programador

O Ministério Público de Goiás (MP-GO) implementou um serviço de atendimento que precisa de uma proximidade maior com seu usuário. O objetivo é trabalhar colaborativamente com seus usuários de forma a obter um relacionamento benéfico e interativo, capacitando-os a serem colaboradores na cadeia de serviços.
De acordo com o ITIL, para auxiliar nesse processo, o MP-GO fez uso da prática de

A universidade YEDU implantou um sistema ERP (Enterprise Resource Planning) no final da década de 1990. Ao longo dos anos, foram feitas diversas customizações para atender novas demandas de negócio. Após um tempo, tornou-se evidente uma disparidade de dados na YEDU. Um mesmo aluno era visto em até seis sistemas. Para agravar ainda mais essa disparidade, os nomes e os atributos dos alunos foram preenchidos com diversos erros de digitação em cada sistema. Os sistemas de BI não possuíam recursos para mostrar uma visão única de cada aluno.
A alta administração da YEDU decidiu então implementar um programa de Gestão e Governança de Dados. Para resolver o problema de repetições de dados de alunos na YEDU, o CDO (Chief Data Officer) definiu corretamente a seguinte abordagem:

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