Questões sobre Gestão de Competências

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Listagem de Questões sobre Gestão de Competências

Atualmente as soft skills ou competências socioemocionais estão sendo valorizadas nas organizações e geram um diferencial competitivo para os profissionais. Algumas das habilidades que englobam as soft skills podem ser descritas como:

Para CHIAVENATO, o programa sistematizado e desenvolvido no sentido de definir perfis profissionais que proporcionem maior produtividade e adequação ao negócio, identificando os pontos de excelência e os pontos de carência, suprindo lacunas e agregando conhecimento, tendo por base certos critérios objetivamente mensuráveis é a gestão: 

A descrição de uma competência deve representar um desempenho ou comportamento que é esperado, indicando o que o profissional deve ser capaz de fazer. Quando alguém elabora uma descrição de competências, deve-se evitar: 
(A) a construção de descrições com clareza e objetividade, e o uso de termos técnicos que colaborem para a compreensão das pessoas.
(B) ambiguidades, como, por exemplo, “implementa modelos de gestão bemsucedidos em outras organizações”. Não se sabe, nesse caso, se a pessoa deve ser capaz de “implementar, na organização em que trabalha, modelos de gestão que foram bem-sucedidos em outras organizações”, ou, então, “implementar, em outras organizações, modelos de gestão bem-sucedidos”. Essa redação é ambígua, dando margem a dupla interpretação.
(C) irrelevâncias e obviedades, como, por exemplo, “coordena reuniões que são marcadas”. Nesse caso, bastaria dizer: “coordena reuniões”;
(D) duplicidades, como em “soluciona problemas de forma criativa e original”.
(E) a utilização de verbos que não expressem uma ação concreta, ou seja, que não representem comportamentos passíveis de observação no trabalho, como, por exemplo, saber, apreciar, acreditar e pensar, entre outros.
Dos itens acima mencionados, o único que NÂO configura erro na descrição de uma competência é:

#Questão 1019097 - Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, UFRPE, 2022, UFRPE, 2022 - UFRPE - Assistente em Administração - Edital nº 42

A gestão por competência se utiliza de um conceito chamado CHA (Conhecimento, Habilidade e Atitude). Essas habilidades encontram-se divididas em Competências Técnicas e Competências Comportamentais. A primeira trata exclusivamente de:

#Questão 1019098 - Gestão de Pessoas, Gestão de Competências, UFRPE, 2022, UFRPE, 2022 - UFRPE - Assistente em Administração - Edital nº 42

A dinâmica nas atividades desenvolvidas pelas pessoas no ambiente de trabalho com a utilização de novas tecnologias e novos processos de produção faz que novas exigências e necessidades surjam para atender novas demandas técnicas e comportamentais. A Gestão por Competências pode ser uma grande aliada nas decisões estratégicas da empresa, e principalmente na qualidade dos resultados. A ação preponderante da gestão por competência reside na performance individual e coletiva dos colaboradores de uma organização.
É correto afirmar que a gestão por competência tem como objetivo: 

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