Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Segundo a BNCC, nos anos finais do ensino fundamental da Educação Física vão se consolidando possibilidades e necessidades de aprendizagem cada vez mais específicas, em função de as condições cognitivas, afetivas e motoras dos alunos permitirem cada vez mais um distanciamento do próprio objeto de ensino. Para tanto, na unidade temática de Brincadeiras e Jogos, essa se divide em quais subunidades temáticas para os anos de 6 e 7 anos do ensino fundamental.

As aulas de Educação Física Escolar apresentam o propósito de levar o aluno a interagir, saber respeitar e conhecer seus limites de movimento, desenvolvidos através das atividades físicas, sempre de carácter lúdico e cooperativo. Através destas atividades lúdicas a criança aprimora de forma prazerosa várias habilidades, tais como; a psicomotricidade, coordenação motora grossa e fina, lateralidade, noções de espaço temporal, entre outras, essenciais ao seu amadurecimento. E se caracteriza, como a área do conhecimento que chamamos de cultura corporal, sendo o professor de Educação Física o responsável por:

A criança é um sujeito em constante desenvolvimento e, à medida que vai crescendo, novas conquistas nos âmbitos cognitivo, físico-motor, sócio-cultural e psicológico, são adquiridas. Tais conquistas são oriundas de suas experiências por meio do convívio familiar e social, e através de sua relação com o ambiente e estímulos que lhes são propostos constantemente. Sabendo disso, assinale verdadeiro e falso:



( ) O desenvolvimento motor é visto como um aspecto essencial da infância e deve ser oportunizado para que a criança amplie suas habilidades motoras.


( ) As habilidades motoras da criança são evidenciadas na criança desde seu nascimento, sem ser necessário a sua estimulação.


( ) Os estímulos e experiências motoras devem estar incluídos em todas as atividades da criança, para que seu desenvolvimento motor seja gradativo e abrangente.


( ) A importância de compreender sobre o desenvolvimento motor e inserir a motricidade dentro das práticas pedagógicas é ainda mais urgente e relevante.


( ) As habilidades motoras da criança são inatas e minimamente necessária sua estimulação, se desenvolvendo naturalmente.



A sequência que completa corretamente as lacunas e´:

#Questão 1133368 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Educação Física - Ensino Médio

As abordagens críticas no processo de ensino e aprendizagem em Educação Física busca promover a reflexão e a análise das práticas corporais, esportivas e culturais. Analise as assertivas a seguir que versa sobre a abordagem crítico-emancipatória e a prática tradicional da Educação Física:

I.A abordagem tradicional na Educação Física prioriza o desenvolvimento de habilidades motoras específicas, enquanto a abordagem crítico-emancipatória busca apenas a promoção da saúde e do bem-estar.
II.A prática tradicional em Educação Física reproduz relações de poder e desigualdade social, enquanto a abordagem crítico-emancipatória busca a transformação social através da conscientização crítica e da participação ativa dos alunos.
III.A abordagem crítico-emancipatória na Educação Física, ao valorizar a dimensão cultural, busca desnaturalizar as práticas corporais e questionar os valores e as relações de poder nelas presentes. Embora essa seja uma característica marcante dessa abordagem, sua principal crítica à prática tradicional reside na reprodução das desigualdades sociais e na manutenção do status quo.

É correto o que se afirma em:

Com relação às metodologias ativas no ensino da Educação Física, analise os seguintes itens:



I. A gamificação no ensino de Educação Física utiliza elementos de jogos, como recompensas e competição, para motivar os alunos e facilitar a aprendizagem, sendo amplamente aplicada em atividades recreativas e lúdicas.


II. A aprendizagem baseada em problemas (ABP) é uma abordagem que favorece o trabalho em grupo e o desenvolvimento de habilidades de resolução de problemas, sendo menos indicada para o ensino de habilidades motoras em esportes coletivos.


III. O ensino híbrido integra atividades presenciais com ferramentas digitais, permitindo que os alunos explorem conteúdos teóricos de forma autônoma, complementando a prática nas aulas de Educação Física.



Assinale a alternativa correta:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis