Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

De acordo com Nista-Piccolo e Moreira (2014, p. 95), para selecionar os melhores temas a serem trabalhados, “é importante que o/a professor/a analise o contexto em que as aulas acontecem, pedindo sugestões às próprias crianças sobre o que elas gostam de brincar e observando práticas de atividades com as quais elas mais se identificam”.


NISTA-PICCOLO, V. L.; MOREIRA, W. W. Corpo em movimento na educação infantil.

São Paulo: Cortez, 2014.


Assinale a alternativa cujo texto faz referência ao tema “atividades rítmicas e expressivas”. 

De acordo com Soares (1996), a educação física escolar tem suas raízes na Europa e, a princípio, o nome dado a esse campo educativo era Ginástica e apresentava certa abrangência. Passam-se os anos, a ciência evolui, emergem outros campos científicos (sociologia, antropologia, psicologia, história) e a educação física acompanha as mudanças na ciência e na sociedade. Soares (1996) apresenta, em seu texto, um quadro “do movimento do pensamento da educação física escolar”, em relação ao tempo cronológico e ao conteúdo de ensino. Ao pensar nesse quadro e nos apontamentos da autora citada, assinale a alternativa que apresenta esses movimentos do pensamento na educação física, em relação ao tempo cronológico.   

A Pedagogia do Esporte é uma subárea do conhecimento da Educação Física que busca caminhos pedagógicos para o processo de ensino-aprendizagem do esporte. Enquanto uma das disciplinas das Ciências do Esporte, surgiu a partir do crescente interesse da sociedade pelas práticas esportivas corporais, fazendo do esporte um dos fenômenos mais importantes. Por muitos anos a educação física focou seu ensino na reprodução de gestos técnicos, por meio de tarefas analíticas, desconsiderando o contexto do jogo, gerando, no futuro, jogadores habilidosos, entretanto pouco inteligentes. Devido às muitas críticas da comunidade científica ao modelo de ensino analítico, um número crescente de publicações se dedica a apresentar modelos de ensino que rompem com esse paradima e alocam o aluno, como sujeito principal do processo de ensino-aprendizagemtreinamento dos esportes. Nesse âmbito, o modelo de ensino dos jogos para a compreensão (Teaching Games for Understanding – TGFU), proposto por Bunker e Thorpe tem entrado em evidencia para ensino dos esportes. A respeito do TGFU assinale a alternativa correta:

Em se tratando da educação do movimento, as implicações biológicas, socioafetivas e culturais facilitam a aprendizagem motora em relação direta com a programação adequada, contínua, variada das atividades físicas nas rotinas de dança, onde o enfoque nas habilidades biológicas resulta em melhoria das estruturas físicas e funcionais e nas habilidades complexas são importantes no desenvolvimento da Dança/Educação. A programação deverá abranger: NANNI, D. Dança educação: princípios, métodos e técnicas. Rio de Janeiro: Sprint, 2008.
I. Socioafetivo: motivação e emoção.
II. Hereditariedade: aspectos lúdicos.
III. Cultural: vivências de experiências variadas.
IV. Biológico: melhoria das estruturas físicas e funcionais (complexidade das habilidades).
V. Psicológico: aprimoramento motor.
É correto o que se afirma em:

#Questão 1002573 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Especialidade: Educação Física

No que se refere à dimensão atitudinal e sua interface no trato das diferentes modalidades de esporte de aventura, o professor de educação física, em sua prática pedagógica, deve considerar 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis