Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

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Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

#Questão 914227 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

“Para o programa de esporte se apresenta a exigência de "desmitificá-lo" através da oferta, na escola, do conhecimento que permita aos alunos criticá-lo dentro de um determinado contexto socioeconômico-político cultural. Esse conhecimento deve promover, também, a compreensão de que a prática esportiva deve ter o significado de valores e normas que assegurem o direito à prática do esporte”. Essa reflexão de Carmem Lúcia Soares e seu coletivo de autores no clássico livro Metodologia do ensino de Educação Física de 2012 questionava o que deveria ser do conhecimento do aluno para podermos afirmar ser ele seu conhecedor? Atualmente o questionamento continua e o estudo do futebol na escola pode ser feito mediante uma análise que abarque diferentes aspectos da mesma forma que há duas décadas.
Aponte o aspecto que mascara a realidade e não é contemplado pelo livro Metodologia do Ensino de Educação Física. 

#Questão 914232 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IF-MG, 2023, IF-MG, 2023 - IF-MG - Professor EBTT Área/Disciplina: Educação Física

Rosilene Moraes Diehl, no livro Jogando com as diferenças: jogos para crianças e jovens com deficiência alerta sobre temas importantes acerca das diferenças. As questões 03 e 04 dessa prova são baseadas em suas reflexões sobre vida ativa voltada ao esporte, recreação e dança, que são resultantes de uma extensa rede de atitudes nos âmbitos político, profissional, social e pessoal. “Na política pública de esporte e lazer, desde 1996 a lei é a favor da inclusão. Neste aspecto, a política vigente apoia a participação das pessoas cegas, surdas, com deficiência  mental ou física em programas oferecidos à comunidade em geral. Esses programas devem atender a diversas pessoas, oferecendo espaço de integração social”.
No caso da Paralisia Cerebral (PC), uma lesão que afeta o Sistema Nervoso Central (SNC) antes que seu desenvolvimento tenha se completado, causando uma desordem motora e sensitiva na movimentação ampla e fina do corpo, essa alteração frequentemente é complicada pela ocorrência de convulsões, alterações do comportamento ou retardo mental. As Pcs mais comuns são subdivididas em três tipos.
Sobre essa subdivisão é correto afirmar que:

“Ao longo da história, os indivíduos com necessidades especiais foram vistos como doentes e incapazes, e sempre estiveram em situação de desvantagem, ocupando, no imaginário coletivo, a posição de alvo da caridade popular e da assistência social, e não a de sujeitos de direitos sociais, entre os quais se inclui o direito à educação, à educação física e aos esportes” (SOUZA; DARIDO, 2007). De acordo com o tema, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Na presença de alunos deficientes auditivos, o professor deve posicionar-se de forma que seu rosto fique visível para o aluno, facilitando a compreensão através da linguagem labial e gestual. ( ) Na presença de alunos deficientes físicos, o professor deve sempre informar-se sobre a condição de saúde do aluno participante, obtendo aprovação médica para participação nas atividades, se necessário. ( ) Na presença de alunos deficientes visuais, o professor deve utilizar demonstrações e/ou recursos visuais sempre que possível.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação ao processo avaliativo em educação física, analise as assertivas abaixo:
I. O emprego da observação no processo de avaliação apresenta uma série de desvantagens. Ela é, por exemplo, diagnóstica, como preconiza Resende (1995), as aulas não precisam ser interrompidas, o ambiente continua o mesmo e, finalmente, ela permite a avaliação do comportamento na sua totalidade. II. Entre as críticas frequentes ao modelo tradicional de avaliação, há uma que aponta o fato de este restringir-se ao domínio motor, como se a educação física implicasse somente o rendimento físico e não as relações cognitivas, afetivas e sociais subjacentes. III. O problema não reside no modo de coletar as informações e sim no sentido da avaliação, que deve ser exercida como um contínuo diagnóstico das situações de ensino e aprendizagem, útil para todos os envolvidos no processo pedagógico.
Quais estão corretas?

Em relação ao currículo escolar, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O conteúdo contemporâneo liga-se também ao que é considerado clássico. Como adverte Saviani (1991, p. 21), “… o clássico não se confunde com o tradicional e também não se opõe, necessariamente, ao moderno e muito menos ao atual, é aquilo que se firmou como fundamental, como essencial”. Conclui-se que os conteúdos clássicos perdem a sua contemporaneidade. ( ) Um princípio curricular para seleção dos conteúdos de ensino é o de adequação às possibilidades sociocognoscitivas do aluno. Há de se ter, no momento da seleção, competência para adequar o conteúdo à capacidade cognitiva e à prática social do aluno, ao seu próprio conhecimento e às suas possibilidades enquanto sujeito histórico. ( ) O confronto do saber popular (senso comum) com o conhecimento científico universal selecionado pela escola, o saber escolar, é, do ponto de vista metodológico, fundamental para a reflexão pedagógica. Isso porque instiga o aluno, ao longo de sua escolarização, a ultrapassar o senso comum e construir formas mais elaboradas de pensamento.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

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