Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

#Questão 1002575 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, CESPE / CEBRASPE, 2022, Prefeitura de Joinville - SC, Professor - Educação Infantil e Ensino Fundamental - Especialidade: Educação Física

Os exemplos de atividades motoras abertas, ou seja, aquelas cuja aprendizagem se dá em ambientes instáveis e imprevisíveis, incluem
I coordenação motora;
II jogo de capoeira;
III pular corda individualmente; e
IV pique-bandeira (pega-bandeira).
Estão certos apenas os itens 

Tendo em vista as fases do desenvolvimento motor, como deve ser a abordagem dos esportes nas aulas de educação física escolar nas séries iniciais do ensino fundamental?

A compreensão do desenvolvimento motor é fundamental para o professor de educação física planejar suas ações e organizar sua metodologia. Sendo assim, em qual faixa-etária ocorre a fase motora rudimentar e estágio pré-controle?

Ao longo do primeiro ciclo serão abordados uma série de conteúdos, nas dimensões conceituais, procedimentais e atitudinais. Explicita-se a seguir conteúdos a serem trabalhados, nesse ciclo, que poderão ser retomados e aprofundados e/ou tornarem-se mais complexos nos ciclos posteriores, exceto:

Os esportes são sempre notícia nos meios de comunicação e dentro da escola; portanto, podem fazer parte do conteúdo, principalmente, nos dois primeiros ciclos, se for abordado sob o enfoque da apreciação e da discussão de aspectos técnicos, táticos e estéticos. Nos ciclos posteriores, existem contextos mais específicos (como torneios e campeonatos) que possibilitam que os alunos vivenciem uma situação mais caracterizada como esporte. Incluem-se neste bloco as informações históricas das origens e características dos esportes, jogos, lutas e ginásticas, valorização e apreciação dessas práticas. A gama de esportes, jogos, lutas e ginásticas existentes no Brasil é imensa. Cada região, cada cidade, cada escola tem uma realidade e uma conjuntura que possibilitam a prática de uma parcela dessa gama. A lista a seguir contempla uma parcela de possibilidades e pode ser ampliada ou reduzida:
I - Jogos pré-desportivos: queimada, pique-bandeira, guerra das bolas, jogos pré-desportivos do futebol (gol-a-gol, controle, chute-em-gol-rebatidadrible, bobinho, dois toques).
II - Jogos populares: bocha, malha, taco, boliche.
III - Atletismo: corridas de velocidade, de resistência, com obstáculos, de revezamento; saltos em distância, em altura, triplo, com vara; arremessos de peso, de martelo, de dardo e de disco.
Sobre os itens acima, está correto o que se afirma em: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis