Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Atualmente, sobre a educação física, pode-se afirmar que:
I. O papel da Educação Física ultrapassa o ensinar esporte, ginástica, dança, jogos, atividades rítmicas, expressivas e conhecimento sobre o próprio corpo para todos, em seus fundamentos e técnicas (dimensão procedimental), e inclui também outros valores, como quais atitudes os alunos devem ter nas práticas atividades corporais (dimensão atitudinal).
II. A Educação Física busca garantir o direito do aluno de saber o porquê de ele realizar os movimentos, ou seja, quais conceitos estão ligados aos procedimentos (dimensão conceitual).
III. Cada vez mais os professores de Educação Física vêm aderindo a proposta de inclusão de conhecimentos teóricos a respeito da cultura corporal.
São corretas as afirmativas:

A Psicomotricidade busca promover a formação integral do aluno, favorecendo o desenvolvimento dos aspectos cognitivos, afetivos e psicomotores, ao longo das diversas fases da vida. No que se refere ao desenvolvimento psicomotor, diferentes autores destacam que a Psicomotricidade contribui para o desenvolvimento humano de forma complexa e integrada, considerando múltiplos fatores, que podem ser explorados durante as aulas de Educação Física, por meio de atividades corporais.
Dentre os fatores psicomotores, podem ser citados

#Questão 1133184 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Educação Física - Educação Infantil

A política educacional em Educação Física é um campo em constante evolução, que busca atender às necessidades dos alunos e da sociedade. A valorização da Educação Física nas escolas é essencial para garantir uma formação integral e saudável, preparando os alunos para os desafios do futuro. Considere as assertivas a seguir sobre esse tema, registre V, para verdadeiras, e F, para falsas.

(__)A Educação Física é um componente curricular facultativo, podendo ser oferecida como uma disciplina eletiva, desde que a escola mantenha disponibilizadas atividades esportivas regulares, no contraturno, conduzidas por um profissional da área de Educação Física, no formato conhecido como "escolinha de esportes".
(__)A participação dos alunos nas aulas de Educação Física é obrigatória, independentemente de condições de saúde ou justificativas apresentadas pelos responsáveis, pois em todos os casos é possível o professor disponibilizar algum tipo de atividade para que o aluno participe efetivamente das aulas.
(__)A Educação Física deve ser oferecida em todas as etapas da Educação Básica, sendo considerada um componente curricular obrigatório, com a possibilidade de participação facultativa em casos específicos definidos por Lei.

Assinale a alternativa com a sequência correta.

#Questão 1133205 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Educação Física - Anos Iniciais/Finais

A professora de Educação Física Rebeca Andrade utiliza em suas aulas uma prática avaliativa que se caracteriza por ser contínua, flexível e individualizada. Ela utiliza diversos instrumentos para coletar dados sobre o desempenho dos alunos, quais sejam: observação, registros em diário de campo, autoavaliação e produção de portfólios. O objetivo principal dessa prática é identificar as dificuldades dos alunos, fornecer feedback individualizado no decorrer do processo e dessa forma ajustar as estratégias de ensino.

A descrição acima se refere a avaliação:

#Questão 1133206 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, UNESC, 2025, InoversaSul, Professor de Educação Física - Anos Iniciais/Finais

Os fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física são princípios e diretrizes que orientam a prática docente e a organização do ensino nessa área. Analise as assertivas a seguir sobre os fundamentos didático-pedagógicos da Educação Física:

I.Integração Teórica e Prática - a Educação Física deve promover a articulação entre teoria e prática. Isso significa que os alunos devem compreender os conceitos teóricos que fundamentam as atividades físicas, como as regras dos jogos, a fisiologia do exercício e a importância da atividade física para a saúde, enquanto também participam ativamente das práticas.
II.Contextualização - as atividades de Educação Física devem ser contextualizadas, levando em consideração a cultura, os interesses e as realidades dos alunos. Isso ajuda a tornar as aulas mais relevantes e significativas, aumentando a motivação e o engajamento dos estudantes.
III.Desenvolvimento Integral − a Educação Física deve contribuir para o desenvolvimento integral do aluno, abrangendo aspectos físicos, cognitivos, sociais e emocionais. O ensino deve promover apenas a aptidão física, excetuando habilidades sociais, como trabalho em equipe, respeito e empatia.

É correto o que se afirma em:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis