Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Construir um programa de ensino de Educação Física deve ir além de organizar e sequenciar conteúdos. O que o professor seleciona e como pensa didaticamente suas aulas, tem relação direta com aquilo que almeja para seus alunos. Para o Coletivo de Autores (2012), o programa que o professor estabelece para desenvolver suas aulas de Educação Física deve ter como elementos principais:

A Lei nº 11.645/2008, sancionada em 10 de março de 2008, tornou obrigatório o ensino da história e da cultura afro-brasileira e indígena nas escolas públicas e privadas do Brasil. Segundo Pereira (2021), um dos motivos que prejudica a aplicação da referida lei ainda tem sido a resistência de muitos professores que não veem relação entre a disciplina e a temática, e/ou não se sentem preparados a aplicá-la. Segundo a autora, a Educação Física, em específico, abre possibilidades para que se pense na ressignificação dos elementos das práticas corporais indígenas, na adoção de posturas e valores que possam ser problematizados nas suas aulas, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais. Frente à própria história da Educação Física brasileira, que carrega fortemente aspectos do esportivismo, bem como a história de nosso país, que subscreveu os indígenas, a autora defende uma Educação Física escolar que:

Buscando operar com uma ideia de inclusão como um processo dialético e infindável, Michele Pereira de Souza da Fonseca e Maitê Mello Russo Ramos (2017) defendem a inclusão enquanto um conceito amplo, uma perspectiva que não privilegia somente uma parte da população; não se limita à simples inserção de pessoas rotuladas como diferentes num ambiente do qual têm sido historicamente excluídos, e também não se restringe a algumas pontuais áreas da vida humana. A partir desse prisma, as autoras buscam formular propostas de ensino e de aprendizagem para a Educação Física escolar em uma perspectiva inclusiva, apontando como estratégias:

Qual das alternativas abaixo representa uma abordagem pedagógica da Educação Física que enfatiza a compreensão das regras, táticas e estratégias dos jogos e esportes, visando ao desenvolvimento do pensamento crítico dos alunos?

Em um trabalho em âmbito escolar com a ginástica, é possível realizá-lo de distintas formas. Entre estas variadas possibilidades, o professor pode elaborar sua metodologia e avaliação fundamentado nas dimensões conceitual, procedimental e atitudinal. Com base nesta elaboração, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando as seguintes dimensões às suas respectivas características.

Coluna 1
1. Conceitual.
2. Procedimental.
3. Atitudinal.

Coluna 2
( ) Compreensão, reflexão e análise sobre as características e o funcionamento das diferentes formas de expressão ginástica.
( ) Desenvolver atitudes de respeito às possibilidades e limites corporais dos colegas.
( ) Relação histórica entre a ginástica e a Educação Física.
( ) Conhecer e construir uma sessão de ginástica laboral.
( ) Construir de maneira coletiva uma apresentação que envolva movimentos ginásticos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis