Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Quando se fala em conteúdos escolares, entendidos como tudo quanto se tem que aprender, Darido e Souza Júnior (2013) afirmam a necessidade de se fazer as seguintes perguntas: O que se deve saber? O que se deve saber fazer?

As respostas a essas perguntas correspondem, correta e respectivamente, aos conteúdos das dimensões 

A avaliação é um dos elementos didáticos mais importantes, dada a sua capacidade de verificação de aprendizagens e direcionamento para novos momentos pedagógicos. Na Educação Física, a tradição de avaliação esteve historicamente entrelaçada à verificação de padrões de desempenho e/ou assiduidade. Contudo, sobretudo após a década de 90, outras posturas avaliativas têm sido acionadas na área, como forma de garantir um acompanhamento pedagógico mais centrado no aluno e no processo de aprendizagem. São estratégias de avaliação da aprendizagem, alinhadas com uma perspectiva crítica de Educação Física,

O campo didático da educação física brasileira tem sido povoado por muitas abordagens pedagógicas que, cada uma à sua maneira, indicam elementos metodológicos diversos. Contudo, considerando as abordagens com base nas teorias críticas, torna-se possível identificar alguns princípios metodológicos. Nesse sentido, avalie os princípios apresentados abaixo.

I Valorização das experiências dos alunos, problematização e modificação estrutural do conteúdo.
II Criatividade, interação social e reificação da estrutura do conteúdo.
III Enfrentamentos de questões sobre inclusão e diferença, problematização do tema de aula e autonomia do aluno.
IV Interação social, reprodução estrutural do conteúdo e ludicidade como estratégia de aula.


São princípios metodológicos baseados nas teorias críticas

Dentre as notícias do esporte internacional, os casos de racismo têm ganhado destaques superlativos. Vejamos um caso concreto.

“A luta antirracista de Vinicius Junior no futebol não é de hoje. Desde que chegou ao futebol espanhol, em 2018, o brasileiro convive com frequentes ataques racistas de torcedores rivais como, por exemplo, do Barcelona, do Mallorca, do Real Valladolid, do Sevilla e, principalmente, do Atlético de Madrid - onde chegaram a pendurar um boneco com a camisa de Vini sendo enforcado em uma ponte da capital espanhola. Mesmo com tudo isso, o camisa 7 do Real Madrid mostra dia após dia que não vai abaixar a cabeça e, talvez por conta de suas atitudes, tenha se tornado uma figura imponente e importante nas ações de combate ao preconceito.”

PEREIRA, Cayo. Como Vini Jr manteve força e se tornou referência na luta antirracista no futebol. O Globo, São Paulo, 11/06/2024.

Considerando o ensino da educação física na escola e sua contribuição para uma sociedade com mais justiça social, o professor desse componente curricular deverá

Do ponto de vista legal, a educação física torna-se componente curricular a partir da Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1996. Contudo, a construção de sua legitimidade, ou seja, a construção de sua razão de ser no currículo da escola demandou mais tempo. Considerando o contexto de efervescência do pensamento pedagógico brasileiro, a partir do movimento renovador da Educação Física, as abordagens pedagógicas que contribuíram, de forma mais significativa, para a compreensão de área presente, hoje, na política curricular brasileira foram

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis