Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Aprender a organizar a administrar uma aula de educação física efetivamente é uma habilidade essencial para professores que querem promover máxima aprendizagem e grandes quantidades de envolvimento. Sobre esse assunto, marcar (C) para práticas adequadas, e (E) para inadequadas na organização e gerenciamento de aulas de educação física, e assinalar a sequência correspondente.


( ) Pensar com antecedência sobre como irá escolher equipes ou realizar agrupamentos em atividades que requeiram isso, maximizará o tempo de aula.


( ) O professor deve assumir toda a responsabilidade pela distribuição e coleta de equipamentos utilizados em aula, pois os alunos não devem assumir tarefas que são específicas do professor.


( ) A mudança de uma atividade para outra é uma forma de administrar a aula e, por isso, a redução do tempo de transição entre uma atividade e outra é uma forma de otimizar o tempo da aula.


( ) Sempre que ocorrer uma lesão ou um acidente durante a aula, independente da gravidade, toda e qualquer atividade deve ser encerrada, bem como a aula em geral. Essa medida é considerada adequada, pois permite que o atendimento aos alunos envolvidos possa ser mais assertivo.


( ) Permitir que frequentemente os alunos repitam seus parceiros de grupo facilita o entrosamento entre a turma toda e contribui para um melhor desempenho durante as tarefas.

#Questão 1122389 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, IBAM, 2025, Prefeitura de Bebedouro - SP, Professor de Educação Física do Departamento de Esportes

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) estrutura o componente curricular de Educação Física no Ensino Fundamental em unidades temáticas, que visam organizar as práticas pedagógicas e garantir o desenvolvimento de habilidades específicas. Todas as alternativas abaixo apresentam unidades temáticas propostas pela BNCC para o Ensino Fundamental em Educação Física, exceto:

Com relação à história e ao conceito da educação física como componente do currículo escolar, analisar os itens.



I. A educação física tornou-se parte do currículo escolar em 1761, nas primeiras escolas tradicionais brasileiras, atuando como uma espécie de “Celeiro de Atletas”, cujo objetivo era selecionar apenas os alunos com os físicos mais esbeltos, caracterizados como belos, e que fossem amplamente capacitados e pertencentes à aristocracia do Brasil, para competições de alto rendimento.


II. Na década de 70, surgiram críticas à educação física tecnicista, com influências humanistas. Projetos como Esportes Para Todos priorizam a participação, e a psicomotricidade destaca a relação entre o desenvolvimento cognitivo e o motor.


III. Na década de 80, a educação física no Brasil se expandiu permitindo aos professores considerarem não só a biologia e as técnicas, mas também fomentarem uma compreensão humana. Isso levou ao surgimento da abordagem sociocultural, que enfatiza o acesso ao conhecimento para as classes trabalhadoras. 


IV. Nos anos 2000, compreendeu-se que a educação deveria restringir-se apenas aos âmbitos da escola, pois o ato de educar não está diretamente vinculado a outras esferas das relações sociais.



Está CORRETO o que se afirma:

Sobre os aspectos a serem considerados na escolha, elaboração e aplicação de jogos e as atividades lúdicas, analisar os itens.

I. Na seleção de jogos, leve em conta o conjunto de suas características: o tipo de raciocínio envolvido, a habilidade e a atitude psicológica necessária e o conhecimento específico que o jogador deve ter.
II. Propicie jogos em que, em determinado momento, os desafios propostos na atividade se esgotem, a fim de sempre haver ponto de partida e chegada, priorizando os fins em detrimento dos meios da atividade.
III. Propiciar a invenção de novas formas de jogar jogos conhecidos, modificando regras e materiais, e sempre que possível variar o acervo de atividades, são atitudes positivas.
IV. Priorizar versões complexas e mais elaboradas de jogos, mesmo que os participantes não tenham êxito nas suas execuções, fará com que os alunos saiam da zona de conforto e avancem etapas do desenvolvimento cognitivo e motor.


Está CORRETO o que se afirma:

Conforme a Base Nacional Comum Curricular, a Educação Física é o componente curricular que tematiza as práticas corporais em suas diversas formas de codificação e significação social, entendidas como manifestações das possibilidades expressivas dos sujeitos, produzidas por diversos grupos sociais no decorrer da história. Nesse sentido, há três elementos fundamentais comuns às práticas corporais. Qual é a única alternativa que NÃO apresenta um destes elementos?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis