Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Considerando o entendimento da educação física como uma linguagem na educação básica, julgue o item seguinte.


A inclusão da educação física na área de linguagens aconteceu na última década, como resultado de novas orientações curriculares influenciadas pelo currículo cultural e pelas demandas de uma sociedade multicultural e da diversidade da cultura escolar. 

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica, sendo sua prática facultativa ao aluno maior de: 

Sobre os benefícios da prática esportiva para pessoas com deficiências físicas ou motoras, analisar os itens.

I. Os benefícios psicológicos, em grande parte, vêm do aumento da integração social. A partir da reinserção social, atingem-se melhorias na autoestima e afastam-se sintomas depressivos, ansiedade e agressividade.

II. A oportunidade de praticar um esporte ou atividade parece promover melhoras na qualidade de vida das pessoas com deficiência física ou motora, sendo uma grande oportunidade de testar novos potenciais e limites.

III. Quebrar e violar regras de segurança e ignorar as particularidades de cada deficiência, irão gerar motivação para a pessoa com deficiência física ou motora se engajar em atividades e esportes, potencializando seus benefícios multilaterais.

Está CORRETO o que se afirma:

Considerando os objetivos delineados para a Educação Física no contexto educacional, analise as seguintes afirmações e indique (V) para verdadeiro e (F) para falso. Em seguida, assinale a alternativa correspondente:

( ) Envolver-se em práticas corporais, reconhecendo e respeitando tanto suas próprias características físicas e capacidades motoras quanto as de seus colegas, promovendo a inclusão e evitando qualquer forma de discriminação com base em aspectos individuais, físicos, sexuais ou sociais.

( ) Compreender os limites e potencialidades do próprio corpo, desenvolvendo a autonomia para controlar determinadas atividades corporais e reconhecendo-as como instrumento essencial para a manutenção da saúde e do bem-estar.

( ) Planejar e estruturar jogos, brincadeiras ou demais atividades corporais, compreendendo seu valor como estratégia para a organização e aproveitamento do tempo disponível. 

#Questão 1116922 - Educação Física, Educação Física no Ambiente Escolar, FUVEST, 2025, USP, Educador (Especialidade: Educação Física e Esporte)

O nadar é entendido como qualquer forma de mover-se na água de modo intencional buscando impulsão, ou seja, não se resume apenas ao aprendizado dos quatro estilos. O ensino do nadar pode ser concebido como uma “educação física no meio líquido” (Freudenheim, Gama e Carracedo, 2003). Na visão das autoras, um programa de ensino do nadar para crianças deve ser desenvolvido tendo pelo menos três fases como referência, e espera-se que,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis