Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Educação Física no Ambiente Escolar

O início da Educação Física escolar no Brasil, inicialmente denominada ginástica, ocorreu oficialmente em 1851, com a reforma de Couto Ferraz, no entanto, somente, em 1882, foi lançado um parecer sobre “ A reforma do Ensino Primário, secundário e superior”. Neste parecer foi defendido que a ginástica é elemento indispensável para a formação integral da juventude.
Quem lançou esse parecer? 

Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB), estão em consonância, principalmente no parágrafo do art. 26, da LDB.
É correto afirmar que no parágrafo citado quando se trata da organização da Educação Fsica, é dito que: 

A educação física escolar tem funções importantes na sociedade ao contribuir na formação dos educandos. Sobre a importância social da educação física na escola, analise as afirmativas a seguir.
I. O esporte tem a capacidade de integrar crianças, adolescentes e jovens das diferentes classes da comunidade; transformar suas vidas e reduzir as diferenças, os preconceitos, o autoconceito, a autoestima e a responsabilidade.
II. A transformação através da educação e do esporte vem como resultado uma ação criativa, permitindo a amenização das dificuldades enfrentadas no dia a dia e promovendo momentos de lazer, alegria, descontração e inclusão.
III. A educação física direcionada a uma ação educativa, que leva como proposta o desenvolvimento tanto individual quanto coletivo, tem como objetivo a formação da personalidade do educando, através da atividade física, relacionando o corpo e o movimento presente na totalidade do ser humano.
Está correto o que se afirma em

A educação física, integrada à proposta pedagógica da escola, é componente curricular obrigatório da educação básica. A prática da educação física é facultativa ao aluno, EXCETO:

David Gallahue, doutor em Desenvolvimento Humano e Educação Especial, criou um modelo teórico para se estudar o desenvolvimento motor, que se encontra em forma de ampulheta, com a divisão das quatro fases do desenvolvimento motor. São consideradas fases do desenvolvimento motor segundo Gallahue, EXCETO:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis