Questões de Educação Artística do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

Na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), algumas linguagens artísticas são abordadas no componente curricular Arte como unidades temáticas. O documento enfatiza a importância de considerar, no ensino, a articulação entre essas linguagens, como também o diálogo com outras formas estéticas não mencionadas, uma vez que nossa experiência com as linguagens artísticas não acontece de forma isolada. Com base nesse entendimento, a BNCC estabelece como unidades temáticas do componente curricular Arte:

A proposição da abordagem triangular, de autoria da arte-educadora Ana Mae Barbosa, enfoca a triangulação entre as dimensões da apreciação/leitura, da contextualização e da produção/fazer para o ensino e aprendizagem da Arte como área de conhecimento. No campo do ensino da dança, em turmas do 1º e 2º ano do ensino fundamental, é possível que o professor enfatize na dimensão da produção/fazer em dança,

O caráter lúdico deve permear o ensino da dança na escola, especialmente quando nos referimos às crianças, em que o simbólico integra os modos de experienciar e de compreender sobre os acontecimentos e fatos cotidianos. No que se refere à ludicidade nas aulas de dança voltadas para o ensino fundamental anos iniciais, avalie as afirmativas abaixo.

I A utilização de brincadeiras de esconder e de correr são exemplos expressivos da dimensão lúdica e constituem o trabalho do professor de dança nas suas aulas.
II O ensino da dança pautado na descoberta e na recombinação de movimentos experienciados pelas crianças favorece o aprendizado de danças brincadas.
III A brincadeira e a dança são sinônimos quando nos referimos ao ensino dessa linguagem.
IV A brincadeira se converte em dança quando ganha intenções artísticas, configurando novos nexos estéticos.


Das afirmativas estão corretas 

Considere o fragmento abaixo:

No que diz respeito aos temas da Pop Art, sua própria banalidade era uma afronta a seus críticos. Sem uma evidência mais clara de que o material havia passado por algum tipo de transformação ao ser incorporado à arte, não se podia dizer que a própria arte oferecia qualquer coisa que a vida já não proporcionasse. Contrário a essa opinião, Lichtenstein achava que a transformação não era, de nenhum modo, a função da arte [...].
ARCHER, Michael. Arte Contemporânea — uma história concisa. Martins Fontes, 1994, p. 11.

Com base no fragmento, é CORRETO afirmar que Lichtenstein acreditava que:

No que se refere à arte egípcia, analisar os itens.

I. As figuras femininas podiam ser representadas em movimento, algo raro nas masculinas. A forma geral da escultura evidenciava o bloco em que tinha sido esculpida.
II. As figuras eram retratadas com diferentes tamanhos, com reis e rainhas mais altos que seus súditos.

Está CORRETO o que se afirma:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis