Questões de Educação Artística do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

O “triângulo de Kanizsa” consiste em três círculos incompletos e três ângulos em formato de "V". Ele foi elaborado pelo psicólogo Gaetano Kanizsa para estudar como o nosso sistema visual organiza informações com base na percepção de formas.
Captura_de tela 2025-03-03 113904.png (366×278)

Com base na imagem, assinale a afirmativa que caracteriza corretamente a relação figura-fundo na teoria da Gestalt.

O contraste claro-escuro pressupõe

A produção plástica do artista Athos Bulcão dialoga com a arquitetura dos edifícios da Rede Sarah. No Sarah Lago Norte (Brasília), o muro vazado é formado por um conjunto de peças autoportantes em argamassa armada, com duas larguras diferentes, em seis padrões dispostos alternados e de forma aleatória, como pode ser observado na imagem a seguir. 
Imagem associada para resolução da questão

Athos Bulcão. Muro vazado em argamassa armada do Sarah Lago Norte (edifício principal, fachada oeste), Brasília, DF, 1998.

As afirmativas a seguir sobre o objeto artístico “muro vazado” proposto por Athos Bulcão caracterizam corretamente a relação entre arte e arquitetura nos edifícios da Rede Sarah, à exceção de uma. Assinale-a.

#Questão 1124737 - Educação Artística, Ensino da Arte, REDE , 2025, SARAH, Professor (Educação Artística)

Com base nas teorias da cor, é correto afirmar que

Sobre as artes indígenas, leia o trecho a seguir.

Na avaliação das artes indígenas, o olhar ocidental privilegia as categorias de maior impacto visual, como a plumária ou os objetos rituais, e não considera as demais produções. No entanto, o fazer artístico indígena não recai exclusivamente sobre os ornatos de penas e as máscaras; objetos de uso cotidiano podem apresentar elaboração formal e estética adequada ao desempenho funcional. Nas sociedades indígenas os esforços criativos alcançam muitos domínios, pois o campo abrangido pela “arte” é amplo e se expressa de diferentes formas, das mais efêmeras pinturas corporais às duradouras edificações, incluindo artefatos de uso cotidiano e ritual, manifestações performáticas e musicais. Os artefatos e os grafismos, em particular, materializam redes de interação complexas, condensando laços, ações, emoções, significados e sentidos.

Adaptado de VELTHEM, Lucia Hussak Van, “Artes indígenas notas sobre a lógica dos corpos e dos artefatos” in Textos escolhidos de cultura e arte populares, Rio de Janeiro, v.7, n.1, 2010, p.59.

As afirmativas a seguir sintetizam corretamente a concepção de artes indígenas proposta no trecho, à exceção de uma. Assinale-a.

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis