Questões de Educação Artística do ano 2025

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Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

A BNCC aborda um tema que é recorrente no campo da Arte e bastante discutido no âmbito da arte contemporânea, a relação entre processo e produto artístico. Considerando-se a dança na escola, avalie as afirmativas abaixo.

I As práticas de composição coreográfica realizada pelos estudantes e seus docentes é tão importante quanto a sua partilha com o público.
II A partilha das produções artísticas dos estudantes pode ser realizada não só nas festividades, mas ao longo do ano.
III O professor deve dar mais ênfase ao processo de criação da dança em sala de aula que à sua apresentação.
IV A apresentação das produções dos estudantes deve ser priorizada, pois é a partilha que caracteriza a arte.

Das afirmativas, expressam o ponto de vista da BNCC

Umas das habilidades previstas para o componente curricular Arte no Ensino Fundamental é analisar e valorizar o patrimônio cultural de diversas culturas, especialmente, a cultura brasileira. Para o desenvolvimento desta habilidade uma das possibilidades está no acesso às expressões de matrizes indígenas.
São expressões brasileiras de matrizes indígenas:

A difusão da arte tem sido acentuada pela ampliação do acesso às informações veiculadas nas redes sociais. Na faixa etária concernente aos estudantes do Ensino Fundamental, já é possível perceber a repercussão dessa situação no que se refere à dança, visto as múltiplas coreografias que se replicam em redes sociais como TikTok, Instagram e outras, e que passam a fazer parte das culturas infantis e juvenis. Sobre a relação dos estudantes com tais conteúdos, há várias opiniões. No que tange à BNCC, essa situação é abordada pelo componente curricular Arte. Espera-se que o estudante do Ensino Fundamental seja capaz de 

Uma das dimensões do conhecimento abordadas no componente curricular Arte pela BNCC diz respeito à experiência sensível dos sujeitos em suas relações com o movimento, as imagens, o som, o espaço e os diferentes materiais que compõem as obras de arte. Nela, o corpo é o protagonista da experiência, e reconhece a si mesmo na sua relação com o outro e o mundo. Caracterizada pela articulação entre sensibilidade e percepção, esta dimensão é denominada de

O professor de Arte organizou uma apreciação estética de dois grupos de dança. Um deles do próprio bairro, com uma apresentação realizada na escola. A outra apreciação ocorreu por uma projeção de um vídeo disponível no YouTube, de um grupo estrangeiro. Após uma aula dialogada sobre os perfis estéticos e históricos dos grupos, os estudantes foram incentivados a observar como as coreografias apreciadas abordavam o tempo e o espaço, bem como as diferenças e semelhanças entre os elementos da cena, conteúdos que já haviam sido trabalhados em aulas anteriores. Após apreciação, os estudantes foram incentivados a dar início a um processo de composição coreográfica com foco na exploração do espaço e do tempo em seus próprios corpos, para, posteriormente, ser apresentada na festa de final de ano da escola.
O professor tratou de várias ações previstas para a abordagem da dança no Ensino Fundamental — Anos Finais como: experimentar e analisar os fatores do movimento, analisar diferentes formas de encenação e elementos cênicos, e vivenciar procedimentos de criação do movimento para a construção de repertórios próprios. Essas ações, no texto da BNCC são referenciadas como

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