Questões de Educação Artística do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

Observe a pintura a seguir.

Captura_de tela 2025-04-02 122355.png (411×498)
Gustave Caillebotte, O boulevard visto de cima. 1888. In: https://www.meisterdrucke.pt

Com base na imagem, analise as afirmativas a seguir sobre a relação entre a pintura impressionista e o desenvolvimento da fotografia na segunda metade do século XIX.  

I. Os artistas do impressionismo utilizaram as primeiras imagens fotográficas como estudos para pinturas, descobrindo novos ângulos, aéreos e oblíquos.
II. A pintura impressionista aprendeu com a fotografia a compor as cenas cortando abruptamente a imagem nas bordas, como se fossem instantâneos obtidos por uma câmera fotográfica.
III. A fotografia permitia decompor os movimentos e ajudava a retratar imagens do fluxo cotidiano da cidade, adotando conceitos visuais que dialogavam com a nova tecnologia.

Está correto o que se afirma em

Desde o Renascimento, a História da Arte está relacionada com a Filosofia da Educação e com os processos de ensinoaprendizagem, uma vez que as mudanças culturais e históricas do conceito de arte impactaram o modo como a arte foi inserida na educação.
As afirmativas a seguir descrevem corretamente experiências históricas da relação entre arte e educação desde o século XVI, à exceção de uma. Assinale-a. 

Em 1795, Friedrich Schiller apresentou ideais educativos diretamente relacionados ao modo como concebia o valor da arte para formação das pessoas, como no trecho a seguir.

Pela disposição estética do espírito, a espontaneidade da razão é iniciada já no campo da sensibilidade, o poder da sensação é quebrado dentro de seus próprios domínios, o homem físico é enobrecido de tal maneira que o espiritual, de ora em diante, só precisa desenvolver-se dele segundo as leis da liberdade. O passo do estado estético para o lógico e moral (da beleza para a liberdade e o dever) é, pois, infinitamente mais fácil que o do estado físico para o estético (da vida meramente cega para a forma).

Adaptado de SCHILLER, F. A educação estética do homem. São Paulo: Iluminuras, 1990, p. 118.

Schiller, em seu projeto educacional para a arte, posiciona-se

Sobre o significado de arte, leia o trecho a seguir.

É preciso refletir sobre este dado incontornável: a arte tem representado, desde a pré-história, uma atividade fundamental do ser humano. Atividade que, ao produzir objetos e suscitar certos estados psíquicos no receptor, não esgota absolutamente o seu sentido nessas operações. Estas decorrem de um processo totalizante, que as condiciona: o que nos leva a sondar o ser da arte enquanto modo específico de os homens entrarem em relação com o universo e consigo mesmos.

Adaptado de BOSI, A. Reflexões sobre a arte. São Paulo: Ática, 1986, p. 8.

Segundo Bosi, a arte é uma

Sobre a compreensão do desenvolvimento estético, é INCORRETO afirmar que:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis