Questões de Educação Artística do ano 2025

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Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

Considere as afirmações sobre a aplicação da música popular brasileira (MPB) no Ensino Fundamental, anos finais:

I. O repertório musical, ao ser analisado em sala, possibilita discussões de identidade e contexto histórico, ampliando a perspectiva cultural dos alunos.
II. A improvisação sonora, apesar de potencializar criatividade, não deve compor o processo educativo por dificultar avaliações objetivas.
III. A contextualização de letras e ritmos pode suscitar reflexões transversais, envolvendo questões sociais e políticas.
IV. Projetos de composição coletiva motivam a escuta ativa e o diálogo, fortalecendo o senso de colaboração no grupo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

À luz da sistematização das seis dimensões do conhecimento artístico prevista na BNCC, qual delas, de maneira explícita, caracteriza a possibilidade de exteriorizar criações subjetivas por meio de procedimentos artísticos?

A New Media Art é uma modalidade artística que usa tecnologias digitais e mídias emergentes no processo criativo, na apresentação ou na interação com o público.
Este tipo de arte é caracterizado por

Observe o esquema do teatro antigo de Epidauro (Grécia).
Imagem associada para resolução da questão

A respeito da estrutura do teatro grego do século V a. C., avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O proscênio, espaço entre o palco e a orquestra, destinava-se ao coro liderado pelo corifeu.
( ) A orquestra formava um plano circular em terra batida no qual havia canto e dança.
( ) A skené ficava em frente ao teatro e era o espaço em que atores e coreutas trocavam de máscara e de indumentária.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada. 

Sobre o processo de educação musical, leia o trecho a seguir.

A experiência musical necessita estar ligada ao corpo – primeiro instrumento musical da criança. A associação dos sons ao movimento corporal ajuda a multiplicar as sensações e a ligar o fato sonoro à totalidade da pessoa. Também certas noções são antes adquiridas pela ação, e especialmente pela ação corporal, do que pelo intelecto. A criança assimila, através de seu corpo, os conceitos de espaço e tempo que incorpora porque os vivenciou. Concretiza suas percepções sob a forma de gestos, traduzindo desse modo os sons e os ritmos corporalmente, o que não só aguça sua audição, como contribui para sua evolução geral.

MÁRSICO, Leda Osório. Educação musical. Porto Alegre: Anppom, v. 1, dez, 1989, p. 2.

Na reflexão da autora, a educação musical

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