Questões de Educação Artística do ano 2025

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística do ano 2025

Para Antônio Santoro, a análise do conteúdo de uma obra de arte pode ser feita levando em conta 3 dimensões: objetiva, subjetiva e formal.
A respeito desta teoria da interpretação, assinale a opção que caracteriza corretamente uma das dimensões citadas. 

Leia o trecho a seguir.

O que há em comum entre um cavalo de pau e uma serpente de fibras? Segundo Ernst Gombrich, o cavalinho de pau é bastante trivial e, geralmente, contenta-se em ocupar seu lugar no canto do quarto de uma criança, sem nutrir ambições estéticas. Detesta afetações e assim mostra-se satisfeito com seu corpo de madeira e sua cabeça talhada toscamente. A serpente de fibras é igualmente corriqueira, podendo ser encontrada em todas as cozinhas dos índios Wayana. Nas lides cotidianas este utensílio presta-se a uma única função, espremer a massa de mandioca ralada, para a qual foi justamente confeccionado. Na perspectiva indígena, esses dois atributos, especificidade de uso e propriedade funcional, sobretudo quando conjugados, constituem a condição máxima de valorização e beleza de um artefato.

Adaptado de VELTHEM, L. H. 2009. Mulheres de cera, argila e arumã: princípios criativos e fabricação material entre os Wayana. In: Mana, 15, 2009, p. 213.

Sobre as estéticas que fundamentam as artes indígenas, é correto deduzir que, na cultura ameríndia,

Observe a obra "Mona Lisa cunhã " de Denilson Baniwa, um artista indígena do povo Baniwa do Rio Negro (Amazonas). Denilson substitui a figura original por uma mulher indígena, representada com traços marcantes de sua ancestralidade, como a pele morena, os cabelos lisos e adornos típicos.

Captura_de tela 2025-04-02 122449.png (410×294)
Fonte: https://www.behance.net/denilsonbaniwa

A respeito da releitura da obra icônica de Leonardo da Vinci por Denilson Baniwa, avalie as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa.

( ) O artista realiza um ato de descolonização, pois apaga todas as influências culturais externas às expressões artísticas dos povos originários.
( ) O artista intervém em uma obra emblemática da tradição europeia para promover uma reflexão crítica sobre o eurocentrismo e a marginalização das culturas indígenas na história da arte.
( ) A obra é um ato de provocação dirigido contra o colonialismo cultural, uma vez que subverte um símbolo de poder ocidental e o coloca sob a perspectiva dos povos indígenas.

Assinale a opção que indica a sequência correta, segundo a ordem apresentada.  

A respeito do grafismo indígena, leia o texto a seguir.

Em certos grupos indígenas, a arte pode atingir níveis de um virtuosismo extremado, como ocorre, por exemplo, na antiga pintura facial dos Kadiweu. Apesar disso, permanece estática por longos períodos, pois se relaciona com uma trama de significados sociais e religiosos de cuja preservação participa, criando marcos tangíveis para seu reconhecimento. Mesmo assim, ela não é imune às transformações sociais e ecológicas. Hoje os Kadiweu não se pintam mais, possivelmente porque esta manifestação artística, toda em filigranas, perdeu sua função social, essencialmente etnocêntrica e hierarquizadora.

Adaptado de VIDAL, Lux (org.). Grafismo indígena: estudos de antropologia estética. São Paulo: FAPESP, EdUSP, 2000, p. 14.

De acordo com o relato, a pintura corporal dos Kadiweu possui uma função  

O Movimento Modernista, enquanto movimento artístico,

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis