Questões de Educação Artística

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Educação Artística

Sobre o processo criador, é papel da escola:

Assinale a alternativa abaixo que indica o nome do primeiro projeto famoso de Oscar Niemeyer que foi construído em Minas Gerais: 

O arrasta-pé, o xaxado, o chamego e o xote são exemplos de matrizes tradicionais de expressões artístico-culturais nordestinas ligadas ao:

Observe os textos I e II, para responder esta questão.

 


Imagem associada para resolução da questão


TEXTO I.


Fonte: (Jaider Esbell. It was AmazaonEra uma vez a Amazônia! , Desenho sobre canson. Disponível em: < https://www.jaideresbell.com.br/site/2016/07/01/it-was-amazon/ >. Acesso em: 01 out. 2024).


TEXTO II.


Ailton Krenak, pensador e líder indígena, em suas reflexões provocadas pela pandemia da COVID-19, traz à tona as tendências destrutivas da “civilização” contemporânea: o consumismo desenfreado, a devastação ambiental e uma visão limitada e excludente da humanidade. Considerado um dos pensadores mais influentes da atualidade, Krenak oferece insights cruciais para enfrentarmos os grandes desafios do nosso tempo, que incluem a escalada de pandemias, o crescimento de regimes autoritários e os efeitos devastadores do aquecimento global. Ele critica com vigor, a noção de que a economia não pode parar, desafiando a lógica que prioriza o lucro sobre a vida. Em suas palavras provocativas: “Poderíamos colocar todos os dirigentes do Banco Central em um cofre gigante e deixá-los viver com a economia deles. Ninguém come dinheiro.” (Krenak, 2020).

Considerando-se as reflexões de Ailton Krenak, sobre a "civilização" contemporânea e a obra

"It was Amazon – Era uma vez a Amazônia!", de Jaider Esbell, como eles abordam a relação entre a cultura indígena e a natureza?

Analise os textos I e II para responder à questão. 



Imagem associada para resolução da questão



TEXTO I.

Fonte: (Celeida Tostes. Rito de Passagem. Performance, 1979. Frame do vídeo O Relicário de Celeida Tostes. Disponível em: <https://fcs.mg.gov.br>. Acesso em: 01 out. 2024.)


TEXTO II.


Mário de Andrade, em seu texto “O artista e o artesão”, ressalta que a arte não se aprende apenas, mas envolve o domínio do material. Ele argumenta que o artista deve ser um artesão, pois a técnica e o conhecimento do material são fundamentais. Andrade propõe que a criação artística depende de três elementos: artesanato, virtuosidade e a expressão pessoal do artista. Ele explica que enquanto artesanato e virtuosidade são ensináveis, a expressão pessoal é única. A performance ”Rito de Passagem”, de Celeida Tostes, ilustra essa ideia, ao usar argila de maneira pessoal e subjetiva, transformando-a em uma obra de arte. A artista destaca: "Meu trabalho é o nascimento. Ele nasceu como eu mesma nasci - de uma relação.

Relação com a terra, com o orgânico, o inorgânico, o animal, o vegetal. Misturar os materiais mais diversos e opostos. Entrei na intimidade desses materiais que se transformaram em corpos cerâmicos. Começaram a surgir bolas. Bolas com furos, com fendas, com rompimentos que me sugeriam vaginas, passagens. Senti, então, a necessidade imensa de misturar-me com o meu material de trabalho. Sentir o barro em meu corpo, fazer parte dele, estar dentro dele." (TOSTES, 2017).


Considerando-se a visão da artista sobre a relação entre seu trabalho e o conceito de nascimento, assim como as reflexões de Mário de Andrade sobre a fusão entre arte e artesanato, qual das alternativas melhor sintetiza a interseção entre técnica, material e expressão pessoal na obra de Celeida Tostes?

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis