Questões sobre Normas e Legislações de Contabilidade Pública

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Normas e Legislações de Contabilidade Pública

Uma dúvida bastante recorrente no dia a dia da contabilidade da gestão pública diz respeito à classificação da Natureza de Despesa entre Material de Consumo e Material Permanente. São critérios previstos no MCASP para que um material seja considerado de consumo, EXCETO:

Conforme o Plano de Contas Aplicado ao Setor Público, o Grupo de Natureza da Despesa (GND) é “um agregador de elementos de despesa orçamentária com as mesmas características quanto ao objeto de gasto”. Nesse sentido, o GND relativo aos Investimentos recebe o código: 

A Lei nº 4.320/1964 prevê, em seu artigo 102, que “o Balanço Orçamentário demonstrará as receitas e despesas previstas em confronto com as realizadas”. Em relação à análise do balanço orçamentário, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Se a despesa fixada for menor que a receita executada, houve economia de despesa. II. Se a receita prevista for menor que sua execução, ocorreu excesso de arrecadação. III. Se a despesa executada for maior que a fixada, houve excesso de receita arrecadada. IV. Se a receita executada for menor que a prevista, ocorreu excesso de despesa. V. Se a despesa fixada for maior que a executada, ocorreu uma economia de despesa.  

De acordo com o MCASP, “a entidade deverá aplicar o princípio geral de reconhecimento para todos os ativos imobilizados no momento em que os custos são incorridos, incluindo os custos iniciais e os subsequentes”. Em se tratando de avaliação ou mensuração de ativos, é correto afirmar que:

Para possibilitar a consistência e a comparabilidade dos instrumentos de planejamento público no Brasil, estes têm estrutura básica de conteúdo legalmente definidos. Além do conteúdo previsto para o texto principal da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), a legislação exige a inclusão dos anexos de metas fiscais e de riscos fiscais. Na elaboração do anexo de riscos fiscais, a entidade deve apresentar:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis