Questões sobre Papéis de Trabalho

Considerando as etapas e as atividades envolvidas no planejamento e na execução dos trabalhos do auditor, julgue os itens que se seguem. Na organização dos papéis de trabalho do tipo corrente, o auditor deve assentar informações de natureza perene, que possam ser utilizadas em mais de um trabalho de auditoria.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os itens a seguir, relativos à documentação de auditoria. A documentação preparada pelo auditor deve ser suficiente para permitir que outro auditor, sem envolvimento anterior com a auditoria, compreenda a natureza, a época e a extensão dos procedimentos executados.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os itens a seguir, relativos à documentação de auditoria. A forma, o conteúdo e a extensão da documentação de auditoria independem de fatores como tamanho e complexidade da organização.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Julgue os itens a seguir, relativos à documentação de auditoria. O término da montagem do arquivo final de auditoria, após a data do relatório do auditor, é um processo administrativo que não envolve a realização de novos procedimentos de auditoria nem novas conclusões.
  • C. Certo
  • E. Errado
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Sobre os papéis de trabalho da Auditoria Interna, é INCORRETO afirmar que
  • A. devem ter sua integridade verificada, pelos órgãos de controle, quando houver a necessidade de anexá-los ao balanço patrimonial e às demais demonstrações contábeis.
  • B. constituem documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidos no curso da Auditoria.
  • C. devem ter abrangência e grau de detalhes suficientes para propiciarem a compreensão do planejamento, da natureza, da oportunidade e da extensão dos procedimentos de Auditoria Interna aplicados.
  • D. têm por finalidade evidenciar os exames realizados e dar suporte à opinião do auditor, críticas, sugestões e recomendações.
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Embora a conclusão da montagem do arquivo final de auditoria constitua processo administrativo desprovido de novos testes e conclusões, novas modificações de natureza administrativa podem ser feitas na documentação de auditoria nessa etapa, para suprimir, apagar ou descartar
  • A. evidências desfavoráveis à conclusão apresentada.
  • B. referências cruzadas aos documentos de trabalho.
  • C. documentação superada.
  • D. evidência de auditoria que o auditor obteve antes da data do relatório de auditoria.
  • E. identificação de quem executou o trabalho de auditoria.
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A documentação de auditoria serve de base para a formação da opinião do auditor, bem como de evidência de que a auditoria foi planejada e executada em concordância com as normas legais e regulamentares. A documentação de auditoria serve, ainda, para várias finalidades adicionais, que incluem, entre outras,
  • A. permitir que a equipe de trabalho não seja responsabilizada por seu trabalho.
  • B. manter um registro de assuntos de importância para auditorias passadas.
  • C. permitir a condução de inspeções ou perícias internas em conformidade com as exigências legais, regulamentares e outras exigências aplicáveis.
  • D. desenvolver uma metodologia de armazenamento, em forma física ou eletrônica, o qual contém os registros que constituem a documentação de trabalho específico.
  • E. assistir aos membros da equipe de trabalho responsáveis pela direção e supervisão do trabalho de auditoria e no cumprimento de suas responsabilidades de revisão.
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Considere o seguinte modelo de papel de trabalho:

Esse modelo de papel de trabalho contém os elementos básicos de análise para ser usado na(o)

  • A. demonstração do resultado do exercício, apenas
  • B. conciliação de numerário em contas correntes bancárias
  • C. análise de aplicações financeiras disponíveis para negociação
  • D. balanço patrimonial, apenas
  • E. balanço patrimonial ou na demonstração do resultado do exercício
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Ao preparar um papel de trabalho para um teste de auditoria, um auditor iniciante foi orientado a detalhar o saldo inicial, aquisições e baixas e saldo final referentes à quantidade e ao valor das ações de propriedade da empresa auditada.

O detalhamento descrito é requerido nos testes de auditoria relativos a

  • A. instrumentos financeiros de capital
  • B. instrumentos financeiros de dívida
  • C. títulos mantidos para negociação
  • D. títulos mantidos até o vencimento
  • E. títulos disponíveis para venda
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No decorrer do trabalho de auditoria, o auditor faz uso de diversos papéis de trabalho, sendo que alguns são elaborados pelo auditor durante os procedimentos e outros se referem a informações ou documentos a que o auditor tem acesso. Esses papéis de trabalho podem ter natureza corrente ou permanente.

Um exemplo de papel de trabalho corrente é o seguinte:

  • A. cartões de assinaturas dos responsáveis pela aprovação das transações
  • B. cópias de contratos bancários de financiamentos a longo prazo
  • C. cópias de contratos de assistência técnica
  • D. manuais de procedimentos internos
  • E. questionário de controle interno
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