Questões sobre Papéis de Trabalho

A documentação de auditoria:

I. Também é conhecida como “papéis de trabalho”.

II. Deve ser preparada de modo que um leigo possa entender a natureza, época e extensão dos procedimentos de auditoria executados.

III. Deve ser sigilosa, ocultando, por exemplo, o nome do profissional que executou o trabalho de auditoria.

IV. Trata-se de coleção de papéis para a elaboração do relatório final que pode, excepcionalmente, conter documentos emitidos após a data desse relatório.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. III e IV.
  • C. II e IV.
  • D. I e IV.
  • E. I e III.
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Termo de diligência é o instrumento por meio do qual o perito solicita documentos, coisas, dados e informações necessárias à elaboração do laudo pericial contábil e do parecer técnico-contábil. Sobre o termo de diligência é INCORRETO afirmar:
  • A. Serve também para determinar o local, a data e a hora do início da perícia, e ainda para a execução de outros trabalhos que tenham sido a ele determinados ou solicitados por quem de direito, desde que tenham a finalidade de orientar ou colaborar nas decisões, judiciais ou extrajudiciais.
  • B. O termo de diligência deve ser redigido pelo perito-assistente e ser apresentado diretamente ao perito do juiz, por escrito e juntado ao laudo.
  • C. O termo de diligência deve conter identificação das partes ou dos interessados e, em se tratando de perícia judicial ou arbitral, o número do processo ou procedimento, o tipo e o juízo em que tramita.
  • D. A indicação detalhada dos documentos, coisas, dados e informações, consignando as datas e/ou períodos abrangidos, podendo identificar o quesito a que se refere, são informações contidas no termo de diligências.
  • E. Deve indicar que está sendo elaborado nos termos da Norma Brasileira de Contabilidade – NBC TP 01.
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Em um trabalho de asseguração razoável, na revisão dos papéis de trabalho de determinada conta contábil, o auditor supervisor identificou que a conclusão do teste aplicado pelo auditor supervisionado menciona o conjunto completo de dados sobre o qual a amostra foi selecionada e sobre o qual o auditor deseja concluir. Além disso, observou que foram testadas, por amostragem estatística, apenas 15% das transações dessa conta. Assim sendo, o auditor supervisionado extrapolou os limites da amostra ao fazer inferência sobre o todo.

A partir da situação apresentada e considerando que na amostragem estatística, mesmo quando se utiliza a abordagem baseada em risco e se testam todas as áreas com alto risco de distorção relevante, o auditor só poderá formar uma opinião sobre aqueles elementos que foram realmente testados, assinale a opção correta.

  • A. As análises que extrapolam a amostra dependem dos resultados obtidos a partir da amostragem estatística; as análises de riscos não se sujeitam a essa dependência, sendo realizadas posteriormente à seleção amostral. Essa abordagem baseada em risco direciona os esforços para áreas de alto risco, reduzindo a quantidade de testes necessários.
  • B. Caso o auditor não consiga obter evidências de auditoria suficientes usando o teste de reexecução (walkthrough), novas análises de risco poderão ser consideradas, mas fica prejudicada a utilização de outros procedimentos de amostragem.
  • C. Amostragem em auditoria consiste na aplicação dos procedimentos de auditoria a todos os itens da população relevante para fins de auditoria, de forma que todas as unidades de amostragem tenham a mesma chance de ser selecionadas para proporcionar uma base razoável que possibilite ao auditor obter conclusão sobre toda a população.
  • D. Considerando-se o Manual de Auditoria Financeira do setor público federal, na situação apresentada a amostragem estatística é fundamental para que se obtenha segurança razoável sobre todo o conjunto de elementos auditados a partir de uma extrapolação dos resultados.
  • E. Ao contrário da amostragem estatística, a avaliação de risco preliminar é fundamental para permitir extrapolar os resultados da auditoria — obtidos para determinada amostra — para todo o conjunto de informações da entidade.
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Quanto à auditoria, julgue os itens de 79 a 92. A utilização dos papéis de trabalho é essencial para o auditor do sistema de controle interno do Poder Executivo, pois eles devem ser disponibilizados para servir como suporte à atuação dos auditores dos Tribunais de Contas.
  • C. Certo
  • E. Errado
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No que se refere à documentação de auditoria, assinale a opção correta.
  • A. Discussões entre auditor e administração devem ser mantidas em sigilo, devendo, portanto, ser excluídas da documentação.
  • B. Procedimentos podem ser executados mesmo depois da conclusão do relatório de auditoria, desde que sejam devidamente documentados.
  • C. A documentação de auditoria deve limitar-se aos registros elaborados pelo auditor, para fins de confirmação da autenticidade.
  • D. De acordo com as normas em vigor, os termos arquivo de auditoria e documentação de auditoria são sinônimos.
  • E. Por exigência da preservação probatória estabelecida nas normas de auditoria, a documentação de auditoria deve incluir todos os documentos, inclusive versões superadas de documentos e notas que reflitam entendimento incompleto.
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Um auditor coletou relatórios produzidos por um analista de banco de dados aplicando SQL para verificar se ainda existe configuração de liberação de acesso de pessoas desligadas da empresa aos sistemas de informação. Esses relatórios são considerados
  • A. papéis de trabalho da auditoria.
  • B. pareceres da auditoria.
  • C. fatos geradores.
  • D. procedimentos de auditoria.
  • E. relatórios finais.
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As evidências dos trabalhos executados, que fundamentam a opinião e comentários do profissional de auditoria governamental, são registradas, segundo as Normas de Auditoria Governamental (NAGs) − Aplicável ao Controle Externo,
  • A. na documentação de auditoria.
  • B. na conclusão da auditoria.
  • C. no relatório de auditoria.
  • D. no parecer de auditoria.
  • E. na ata de encerramento dos trabalho s de auditoria.
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Entende-se por papéis de trabalho
  • A. o conjunto de informações fornecidas pelo auditado.
  • B. o registro dos procedimentos de auditoria, evidências obtidas e conclusão do auditor.
  • C. o conjunto de documentos que atestam a competência do auditor.
  • D. o conjunto de documentos que autorizam a empresa de auditoria a atuar.
  • E. os apontamentos feitos pelo auditor que são descartados quando da conclusão do trabalho.
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Os papéis de trabalho constituem o elo entre o trabalho de campo e o relatório de auditoria. Devido à importância e utilização, sua preparação deve ser orientada pelos seguintes critérios:
  • A. autenticidade, qualidade, boa apresentação, confirmação e concisão.
  • B. identificação, quantidade, sequência, profundidade e boa apresentação.
  • C. boa apresentação, uniformidade, concisão, acabamento e sequência.
  • D. extensão, boa apresentação, uniformidade, quantidade e confirmação.
  • E. sequência, qualidade, acabamento, boa apresentação e autenticidade.
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A respeito de conceitos, princípios, origens e classificações de auditoria, julgue os itens que se seguem.

Caso um auditor pretenda emitir à entidade auditada cartas de confirmação externa para avaliar as informações obtidas internamente, ele estará justificando seu ceticismo profissional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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