Questões sobre Papéis de Trabalho

Após a conclusão dos trabalhos pela empresa de auditoria independente, a responsabilidade pela custódia da documentação é
  • A. da controladoria do cliente.
  • B. do órgão regulador do cliente.
  • C. da auditoria interna do cliente.
  • D. da empresa de auditoria independente.
  • E. do Conselho Federal de Contabilidade.
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Quanto aos papéis de trabalho de auditoria, marcar C para as afirmativas Certas, E para as Erradas e, após assinalar a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

(---) As organizações de auditoria devem estabelece normas e procedimentos razoáveis para a custódia e retenção segura da documentação de trabalho da auditoria durante tempo suficiente para observar as exigências legais e administrativas.

(---) A documentação de trabalho permite revisar a qualidade da auditoria, pois o revisor terá, em formato escrito ou eletrônico, a evidência que respalda os pareceres significativos e as conclusões dos auditores.

(---) Um limite de tempo adequado para concluir a montagem do arquivo final de auditoria, geralmente não ultrapassa 60 dias após a data do relatório do auditor.

  • A. C - C - E.
  • B. C - C - C.
  • C. E - C - C.
  • D. C - E - C.
  • E. E - E - E.
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A documentação de auditoria é uma responsabilidade do auditor e sua preparação deve fornecer evidência de que foi planejada e executada em conformidade com as normas de auditoria e exigências legais e regulamentares aplicáveis. Acerca da documentação de auditoria, é correto afirmar que
  • A. dentre suas finalidades está a possibilidade de permitir que a equipe de auditoria possa ser responsabilizada por seu trabalho.
  • B. os assuntos registrados em uma auditoria não podem ser utilizados em auditorias futuras, sob pena de direcionar o trabalho dos auditores para problemas pré-existentes.
  • C. sua forma, conteúdo e extensão devem seguir padrões rígidos, os quais independem do tamanho e da complexidade da entidade objeto do trabalho de auditoria.
  • D. deve ser preparada, a fim de permitir que a administração da entidade objeto do trabalho de auditoria compreenda os resultados dos procedimentos executados pelo auditor.
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Na documentação de auditoria, deve-se excluir
  • A. discussões da equipe de auditoria com a administração e com os responsáveis pela governança.
  • B. informação que possa ser considerada inconsistente com a conclusão final da auditoria.
  • C. registro de procedimentos de auditoria diferentes dos requeridos pelas normas técnicas.
  • D. cópias anteriores de documentos corrigidos em decorrência de erros tipográficos.
  • E. razões específicas para modificações na documentação de auditoria ocorridas após a emissão do relatório.
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As evidências de auditoria possuem diferentes níveis de persuasão quanto à validação das informações. Nesse sentido, no que se refere à fonte, o documento que fornece maior segurança e confiabilidade é
  • A. a planilha de recálculo efetuado pelo auditor.
  • B. o relatório de observação física do auditor.
  • C. o relatório de controle interno.
  • D. a nota fiscal eletrônica de fornecedor.
  • E. o extrato bancário fornecido pela empresa auditada.
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A independência do auditor pressupõe
  • A. autorrevisão.
  • B. familiaridade com a entidade auditada.
  • C. moderação na emissão de opinião.
  • D. preservação dos interesses das entidades auditadas.
  • E. integridade e objetividade na emissão de relatórios.
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As finalidades da documentação de auditoria incluem

I permitir que a equipe de trabalho seja responsabilizada por seu trabalho.

II manter o registro de assuntos de importância recorrente para auditorias futuras.

III permitir a condução de inspeções externas em conformidade com as exigências legais.

Assinale a opção correta.

  • A. Apenas um item está certo.
  • B. Apenas os itens I e II estão certos.
  • C. Apenas os itens I e III estão certos.
  • D. Apenas os itens II e III estão certos.
  • E. Todos os itens estão certos.
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A documentação de auditoria deve ser preparada de maneira lógica e organizada de modo que um auditor experiente, que não tenha se envolvido com a auditoria, entenda

I a natureza, a época e a extensão dos procedimentos de auditoria executados.

II os resultados dos procedimentos de auditoria executados e a evidência de auditoria obtida.

III os assuntos significativos identificados durante a auditoria.

IV as conclusões que ficarão sob sigilo absoluto e indisponíveis inclusive à diretoria da entidade auditada.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e IV.
  • B. II e III.
  • C. II e IV.
  • D. I, II e III.
  • E. I, III e IV.
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Em relação aos papéis de trabalho, assinale a afirmativa correta.
  • A. São cópias de documentos utilizados anteriormente, que dão suporte ao trabalho desenvolvido pelo auditor.
  • B. Devem permitir que um auditor experiente e sem envolvimento na auditoria verifique o trabalho realizado para fundamentar as conclusões.
  • C. São classificados, segundo a natureza da informação, como correntes, quando utilizados por mais de um período.
  • D. Devem ser preparados pelo auditor responsável pelo trabalho de auditoria.
  • E. Devem ser detalhados, contendo o máximo de palavras possíveis.
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O relatório é o principal produto de uma auditoria, sendo o meio pelo qual a equipe de auditoria expressa sua opinião e emite seus comentários e suas sugestões. Assinale a opção que indica o requisito de qualidade que deve orientar a redação do relatório.
  • A. Tempestividade: o relatório deve ser de fácil leitura e compreensão para o usuário destinatário.
  • B. Clareza: o relatório não deve se estender para transmitir e respaldar a mensagem, uma vez que detalhes excessivos, além de ocultar a mensagem real, podem confundir ou distrair os usuários.
  • C. Concisão: deve-se maximizar o uso do relatório de auditoria, fornecendo informações relevantes a tempo de responder às necessidades legítimas dos gestores da entidade, autoridades do legislativo e outros usuários.
  • D. Completude: o relatório deve conter evidências suficientes e apropriadas, necessárias para satisfazer os objetivos da auditoria e promover o entendimento das questões relatadas.
  • E. Objetividade: a validade dos achados, a razoabilidade das conclusões e o benefício da implementação das recomendações são mais convincentes quando suportados por evidências suficientes e apropriadas.
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