Questões de Arquivologia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Arquivologia da FUNDATEC

O conceito de classificação no âmbito da arquivologia, segundo Silva (1999), começa a aparecer na literatura a partir do século XVII, com o iniciado dos primeiros manuais. Com base nesse tema, analise as assertivas abaixo: 

1. Segundo Souza (2004), a filosofia e a Teoria da Classificação, têm princípios que são perfeitamente adequados ao processo classificatório em arquivística em toda a dimensão e especificidades. 2. A relação entre os vários níveis (relação entre os conceitos), de acordo com Souza (2004), se resume ao modelo artistotélico de gênero/espécie documental, facilitando o processo de busca e localização dos documentos. 3. A classificar em Arquivística, segundo Souza (2004), tem como resultado um produto: o instrumento de classificar (ou plano de classificar), sendo nele que deve ser descrito como equivalências e como autoridades. 4. O princípio da territorialidade é a base de todo o trabalho de classificar em arquivos, conforme Souza (2004). 5. As divisões, em uma estrutura classificatória, podem ser vazias e sobrepor-se no seu conjunto, segundo Souza (2004).

O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é: 

Do ponto de vista das diretrizes do produtor, no que se refere à preservação digital, no Projeto InterPARES 2 (2008), há um conjunto de características inerentes aos documentos arquivísticos digitais. Assinale as características descritas na Coluna 1 às suas respectivas definições descritas na Coluna 2.

Coluna 1

1. Integridade.

2. Forma fixa.

3. Conteúdo estável.

4. Variabilidade limitada.

5. Identidade.


( ) Conjunto de características de um documento ou de um documento arquivístico que o identifica de forma única e distingue dos demais.

( ) Qualidade de um documento ser completo e inalterado em todos os aspectos essenciais.

( ) Característica em que a mensagem transmitida por um documento arquivístico digital pode ser exibida com a mesma apresentação documental que tinha na tela quando foi elaborada ou recebida e salva pela primeira vez.

( ) Característica de um documento arquivístico que torna a informação e os dados nele contidos imutáveis ??e exige que mudanças sejam feitas por meio do acréscimo de atualizações ou da produção de uma nova versão.

( ) Qualidade de um documento arquivístico que assegura que suas apresentações documentais são ilimitadas e controladas por regras fixas e um armazenamento estável do conteúdo. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

( ) Qualidade de um documento arquivístico que assegura que suas apresentações documentais sejam ilimitadas e controladas por regras fixas e um armazenamento estável do conteúdo. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

( ) Qualidade de um documento arquivístico que assegura que suas apresentações documentais sejam ilimitadas e controladas por regras fixas e um armazenamento estável do conteúdo.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Em relação à gestão de documentos e as funções inerentes a esse processo, analise as assertivas abaixo:


  I.sistematização das categorias administrativas e arquivísticas, além de ter sido revelada como uma metodologia eficaz para a elaboração de instrumentos de gestão de documentos.


 II. Segundo Flores e Lambert (2013), a produção de documentos constitui uma das etapas da Gestão Documental, permitindo a gestão e concepção de formulários, preparação e gestão de correspondência, gestão de informes e diretrizes, fomento de sistemas de gestão da informação e aplicação de aplicação tecnologias modernas a esses processos.


III. Lopes (1997) compreende que a avaliação documental, como parte do processo de gestão documental, comece com uma descrição documental e se complete na destinação dos documentos a serem eliminados.



Quais estão corretos? 

Mesmo com o advento das tecnologias da informação, o documento de arquivo, tal como observa Schellenberg e Heredia Herrera, pode se apresentar em qualquer suporte. Considerando esses aspectos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Todo documento eletrônico é um documento digital. ( ) Os documentos arquivísticos digitais têm as seguintes características: forma fixa, conteúdo estável, relação orgânica, contexto flexível, ação e envolvimentos do autor, redator, receptor, originador e produtor. ( ) Segundo a Câmara Técnica de Documentos Eletrônicos, do CONARQ, um contexto é o ambiente em que ocorre uma ação registrada no documento, podendo ser classificada em: contexto jurídico-administrativo, contexto de proveniência, contexto de procedimentos, contexto documental e contexto tecnológico. ( ) Os elementos extrínsecos de um documento arquivístico digital são: dados cronológicos, dados tópicos, indicação e descrição da ação ou assunto e atestação. ( ) As partes constituintes dos documentos arquivísticos digitais, segundo Rondinelli (2011), são as seguintes: forma documental, anotações, contexto, atributos e componentes digitais (dados de fora, conteúdo e composição).

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Os documentos arquivísticos, segundo Duranti (1994), têm propriedades ou características peculiares ao seu status na contemporaneidade. Considerando esse tema, relacione as características citadas na Coluna 1 às suas respectivas definições descritas na Coluna 2.
Coluna 1 1. Imparcialidade. 2. Autenticidade. 3. Naturalidade. 4. Inter-relacionamento. 5. Unicidade.
Coluna 2 ( ) Cada registro documental assume um lugar único na estrutura documental do grupo ao qual pertence e no universo documental.
( ) Vincula-se ao continuum da criação, manutenção e custódia, e os documentos são criados tendo-se em mente a necessidade de agir através deles, sendo garantidos com garantias para futuras ações ou para informação. ( ) Os registros são inerentemente verdadeiros, e as pessoas que os ocorrem trazem uma promessa de fidelidade aos fatos e ações que manifestam e para cuja execução ocorreram. ( ) Os documentos se acumulam no curso das transações de acordo com as necessidades da matéria em pauta, de maneira contínua e progressiva. ( ) Os documentos estabelecem relações no andamento do andamento das transações e de acordo com suas necessidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

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