Questões de Arquivologia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Arquivologia da FUNDATEC

#Questão 902787 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Arquivologia

Acerca da gestão de documentos no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A gestão de documentos é compreendida, a partir da Lei nº 8.159/1991, como sendo parte do dever do Poder Público, bem como a proteção especial a documentos de arquivos como instrumento de apoio à administração, à cultura, ao desenvolvimento científico. ( ) De acordo com Duranti (1989), a gestão de documentos e a diplomática estão intrinsecamente ligados, pois ambas contribuem para a criação de regras capazes de regerem a gênese documental. ( ) A classificação e a avaliação não são funções que permeiam o processo de gestão documental, como observa-se na definição estabelecida pela Lei nº 8.159/1991. ( ) O controle do ciclo de vida dos documentos é um dos principais objetivos da gestão de documentos, compreendendo um conjunto de operações técnicas que são desenvolvidas desde a produção até a destinação dos documentos de arquivo.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 902785 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Arquivologia

A teoria das três idades é um dos principais aspectos basilares sobre a compreensão do percurso em que todo documento de arquivo percorrerá, e tem uma relação intrínseca com a gestão documental, seja no âmbito da legislação federal brasileira, seja no campo científico e acadêmico. Com base nessa teoria, analise as afirmações abaixo:
1. De acordo com a teoria das três idades, os documentos de arquivo são considerados conforme sua frequência de uso, seja no âmbito dos arquivos correntes, intermediários ou permanentes.
2. O período de semiatividade ou arquivos permanentes, de acordo com a perspectiva de Rousseau e Couture (1998), é definido como o período em que os arquivos devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras.
3. O ciclo de vida dos documentos tem relação direta com a teoria das três idades, já que os valores primários e secundários são essenciais à compreensão no âmbito dos arquivos.
4. Os arquivos intermediários, tal como observa a Lei nº 8.159/1991, são compreendidos como os documentos de arquivos de valor histórico, probatório e informativo que devem ser definitivamente preservados.
5. O período de atividade ou os arquivos correntes, tal como observa Rousseau e Couture (1998), corresponde ao momento durante o qual os documentos são indispensáveis à manutenção das atividades cotidianas de uma administração.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é: 

#Questão 940692 - Arquivologia, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Auxiliar Administrativo

Medeiros e Hernandes (2010) definem que no arquivamento, pelo método alfabético, por nome de empresas ou razões sociais, existem também algumas regras básicas. Nesse sentido, o primeiro nome ou razão social na ordem de arquivamento alfabético de nomes de empresas ou razão social abaixo, em pastas, será: 

#Questão 940693 - Arquivologia, , FUNDATEC, 2023, GHC-RS, Auxiliar Administrativo

Para Paes (2012), o método de arquivamento numérico dígito-terminal surgiu em decorrência da necessidade de serem reduzidos erros no arquivamento de grande volume de documentos, cujo elemento principal de identificação é o número. Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, observando o método numérico dígito-terminal.

Coluna 1 1. João Pedro Martins. 2. Camila Moreira. 3. Josué Oliveira Dias. 4. Paulo Roberto Teixeira. 5. Lúcia Cardoso de Barros. 6. Maria Alice Silveira.

Coluna 2 ( ) 056.212 ( ) 086.212 ( ) 094.217 ( ) 218.703 ( ) 672.789 ( ) 972.689

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 902786 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Arquivologia

Em 1989, Rhoads realizou um estudo do Programa de Gestão de Documentos e Arquivos (RAMP), por meio da Divisão do Programa Geral de Informação da UNESCO, e se tornou um referencial inicial para a arquivologia moderna, especialmente no que tange aos aspectos essenciais de compreensão da gestão documental. O referido Programa, por sua vez, trouxe uma sequência de ações essenciais ao controle da criação dos documentos. Com base nessa grande função arquivística, que é a criação/produção de documentos, analise as assertivas abaixo:
I. A criação de documentos constitui a primeira fase da gestão, pois é a partir dela que se evitará a criação de documentos não essenciais, reduzindo-se o volume dos que serão guardados, controlados, armazenados e eliminados.
II. A gestão dos formulários constitui parte integrante de uma gestão de documentos de arquivo, pois é a partir dela em que são estabelecidas ações de controle sobre o número de exemplares que deverão ser preparados e arquivados, além de se promover um sistema de formulários uniforme.
III. A gestão de correspondências constitui ferramenta essencial à gestão de documentos de arquivo, pois se ocupa da qualidade e da duração dos materiais de registro, especialmente das cópias e dos documentos enviados, além de assegurar que o fundo e a forma sejam adequados.

Quais estão corretas? 

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