Questões de Arquivologia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Arquivologia da FUNDATEC

#Questão 902778 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Arquivologia

De acordo com Duranti (2015), a Diplomática define a forma como sendo o conjunto das regras de representação utilizadas para enviar uma mensagem. E é a partir dessa perspectiva que a forma se revela e perpetua a função a que serve, possuindo elementos intrínsecos e extrínsecos, característicos aos documentos. Considerando esses elementos, relacione a Coluna 1 à Coluna 2.
Coluna 1 1. Elemento intrínseco. 2. Elemento extrínseco.
Coluna 2 ( ) Linguagem. ( ) Escatocolo. ( ) Protocolo. ( ) Suporte. ( ) Selos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 902779 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Arquivologia

Em relação à descrição arquivística, analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Pode-se considerar que a constituição de um fundo de arquivo é fundamental para o desenvolvimento de atividades de descrição nas organizações. ( ) No âmbito dos arquivos, a descrição arquivística é uma função que está presente desde o momento da produção até a destinação final dos documentos de arquivo. ( ) O conceito de descrição arquivística, segundo Duranti (1993), foi formulado a partir da influência do princípio da proveniência e da ordem original. ( ) Segundo Heredia Herrera (1991), a descrição deve ser exata, suficiente e oportuna.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 902781 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Arquivologia

A avaliação documental é uma das funções arquivísticas mais desafiadoras para os arquivistas, pois envolve critérios claros e com alta precisão, além de considerar uma perspectiva subjetiva do contexto da escolha. Considerando o contexto de destinação de documentos, a partir da avaliação arquivística, assinale as tipologias documentais descritas na Coluna 1 às suas respectivas destinações descritas na Coluna 2.
Coluna 1 1. Guarda Permanente. 2. Eliminação.
Coluna 2 ( ) Estatuto Social da instituição. ( ) Regimento Interno da instituição. ( ) Nota Fiscal de compra de material de consumo. ( ) Ata de Reunião do Conselho Deliberativo da instituição. ( ) Ofício-Circular de comunicação interna sobre atividades de expediente.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 902782 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Arquivologia

No que se refere à diplomática, analise as assertivas abaixo:
I. O surgimento da diplomática se deu no início do século XV como uma técnica utilizada para analisar a autenticidade dos registros emitidos por autoridades soberanas, tendo como principal propósito verificar a autenticidade de documentos. II. A associação entre a diplomática e a arquivologia contribuiu para a compreensão sobre o processo de criação dos documentos contemporâneos. III. A diplomática, com o tempo e contemporaneidade das relações de produção documental, amplia seu escopo de estudo para os tipos documentais, deixando de ser diplomática e passando a ser compreendida como a tipologia documental.

Quais estão corretas?

#Questão 902784 - Arquivologia, Conceitos Fundamentais, FUNDATEC, 2023, FOZPREV, Analista Previdenciário - Arquivologia

A classificação de documentos arquivísticos, segundo Sousa (2022), é um tema antigo na literatura e na prática arquivística, não fazendo parte, pelo menos até o momento, de uma agenda atual de discussões na área. Com base nessa temática, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A classificação, segundo Souza (2004), é uma operação matricial de todo o trabalho arquivístico, sendo um elemento importante para a transparência e o compartilhamento de informações.
( ) Tem como propósito fundamentar as soluções de organização e recuperação dos registros documentais.
( ) Até o presente momento, a classificação por espécies é o método mais efetivo para a organização e destinação dos documentos de arquivo, especialmente no âmbito das organizações.
( ) O Plano de Classificação constitui o instrumento de gestão de arquivos decorrente da classificação, e a todos eles devem ser atribuídos códigos, tal como observa o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística.
( ) A escolha de um método funcional, ao invés de um sistema baseado no organograma da organização, se dá em virtude da estabilidade das funções e atividades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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