Questões de Arquivologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da FUNDATEC

A Carta para a Preservação do Patrimônio Documental Digital foi um dos primeiros instrumentos que incentivaram a constituição de uma proposta de construção de políticas públicas sobre preservação digital no âmbito dos arquivos. Considerando as políticas de preservação digital, analise as assertivas abaixo:


I. Estabelecer ações de identificação, disseminação e compartilhamento do conhecimento constituem estratégias para o estabelecimento de normas sobre preservação digital.

II. A dependência social da informação digital constitui um alerta aos governos, organizações públicas e privadas, bem como instituições de ensino e pesquisa e todos os setores da sociedade brasileira e por isso é imprescindível pensar na preservação digital.

III. É fundamental a definição de padrões e protocolos abertos e de aceitação ampla na criação, uso, transmissão e armazenamento de documentos digitais, além de desenvolver soluções em cooperação com organizações de pesquisa e a indústria de tecnologia da informação e comunicação.

IV. Definir uma política de segurança da informação, considerando aspectos legais, organizacionais, humanos e tecnológicos, de modo a garantir a autenticidade dos documentos digitais e o sigilo da informação, além da proteção contra perdas, acidentes e intervenções não autorizadas constituem parte das políticas de preservação digital.


Quais estão INCORRETAS?

A preservação digital surgiu em meados da metade do século XX a partir da necessidade de desencadear medidas que pudessem proteger os materiais digitais, que estavam se tornando obsoletos e/ou danificados. Com base nessa temática, assinale a alternativa correta. 

No que se refere aos repositórios arquivísticos digitais, como parte das reflexões sobre preservação digital, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) O Arquivo Nacional, por meio da Resolução nº 14/2001, estabeleceu critérios para a preservação digital no Brasil, indicando, inclusive, parâmetros para os repositórios arquivísticos digitais.

( ) Segundo a Resolução nº 43, de 4 de setembro de 2015, a responsabilidade pelo repositório digital de documentos arquivísticos deve ser compartilhada por profissionais de arquivo e de tecnologia da informação, de tal forma que se cumpram os requisitos tecnológicos e de procedimentos de tratamento arquivístico.

( ) A interoperabilidade dos repositórios arquivísticos digitais corresponde, segundo a Resolução nº 43/2015, à independência sobre o seu funcionamento e acesso, pois não podem depender de aplicações que funcionam em conjunto com ele.

( ) Os requisitos para um repositório digital confiável, tal como é observado na Resolução nº 43/2015, estão organizados em três conjuntos: atualização de suporte, conversão e disponibilidade.

( ) Um dos princípios de preservação digital é reconhecer que a preservação digital é temporária e necessita de projetos constantes de atualização e melhorias tecnológicas.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Segundo Flores Melo (2021), um princípio científico é todo postulado que foi aceito dentro de uma determinada comunidade científica, estruturando uma ciência. No universo da arquivologia, que ainda se fortalece como uma ciência, há um conjunto de representações acerca dos elementos epistemológicos que já são reconhecidos internacionalmente. Esses elementos, por sua vez, fortalecem cada vez mais o campo da arquivologia e sua atuação na comunidade científica. Em relação aos conceitos, teorias e princípios arquivísticos, assinale a alternativa correta.

Considerando a Resolução nº 37/2012, que aprova as Diretrizes para a Presunção de Autenticidade de Documentos Arquivísticos Digitais, analise as assertivas abaixo:


1. Os documentos arquivísticos digitais, por serem facilmente duplicados, decorrem em um risco adicional para a presunção de autenticidade, além de poderem ser distribuídos, renomeados, reformatados ou convertidos.

2. A presunção da autenticidade de documentos arquivísticos digitais é realizada a partir das características físicas e soluções tecnológicas, que envolvem os requisitos básicos de backup, espelhamento e o uso de antivírus nos sistemas de informação.

3. Segundo a Resolução, o documento arquivístico digital é o objeto conceitual, isto é, aquele normalmente apresentado em dispositivo de saída (monitor, caixa de som) e não o objeto físico (as cadeias de bits registradas em um suporte).

4. Autenticação significa a qualidade de um documento ser exatamente aquele que foi produzido, não tendo sofrido alteração, corrompimento e adulteração.

5. A identidade é a capacidade de um documento arquivístico transmitir exatamente a mensagem que levou à sua produção de maneira a atingir seus objetivos.


O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis