Questões de Arquivologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da FUNDATEC

Indolfo (2012) elucida que a avaliação é usada em várias situações do cotidiano, em que se avaliam as possibilidades, condições, coisas, atributos, pessoas, conferindo-lhes valores para a direção de escolhas, ações, preferências ou prioridades. Com base na avaliação documental, assinale a alternativa INCORRETA. 

Segundo o CONARQ (2011), alguns procedimentos e operações técnicas de um SIGAD são essenciais para o andamento à gestão arquivística. Considerando essa perspectiva, analise as assertivas abaixo:


1. A captura de um documento de arquivo consiste especificamente na digitalização por meio do uso de softwares de captura e equipamentos que não danifiquem o suporte documental.

2. O registro consiste na descrição arquivística dos documentos digitalizados, já que todos eles possuem guarda permanente e, por isso, devem ser descritos.

3. A presença do processo de avaliação documental é fundamental para um SIGAD, da mesma forma que a classificação de documentos arquivísticos digitais.

4. Os procedimentos de transferência e recolhimento de arquivos digitais para instituição arquivística que impliquem na transposição desses documentos de um SIGAD para outro sistema informatizado deve possuir compatibilidade de suporte e formato.

5. Um SIGAD deve prever funções de recuperação e acesso aos documentos e às informações neles contidas, de forma a exibi-los por meio de um ou mais dispositivos de apresentação, como monitor de vídeo, impressora, caixa de som e demais equipamentos que forem necessários.


O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Considerando a gestão documental e sua relação com o ciclo de vida dos documentos e com a teoria das três idades, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) Segundo o Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística (2005), a gestão de documentos é definida como o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à produção, tramitação, uso, avaliação e arquivamento de documentos em fase corrente e intermediária, visando sua eliminação ou recolhimento.

( ) Indolfo (2007) compreende que a vinculação entre a classificação e a avaliação documental é primordial para garantir o controle dos fluxos informacionais, o acesso e a disponibilização da informação.

( ) A teoria das três idades é representada, conforme elucida Medeiros e Amaral (2010), pelas fases estipuladas para o trânsito dos documentos nos arquivos corrente, intermediário e permanente.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

A Carta para a Preservação do Patrimônio Arquivístico Digital foi um dos documentos básicos que iniciou reflexões sobre as políticas de preservação de documentos arquivísticos digitais no Brasil. De acordo com esse documento, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.


( ) É necessário a definição de procedimentos e estratégias e gestão arquivística de documentos quando da criação, transmissão e preservação de documentos em formatos digitais.

( ) O estabelecimento de normas sobre padrões e protocolos, requisitos funcionais, metadados e segurança da informação é importante para as instituições arquivísticas no que se refere à preservação digital.

( ) As instituições arquivísticas e as organizações produtoras e acumuladoras de documentos necessitam de infraestrutura constituída de equipamentos, sistemas, metodologias e recursos humanos capacitados para que seja possível desempenhar um papel ativo da gestão da preservação dos documentos digitais.

( ) O ensino e a formação de recursos humanos diz respeito a uma das ações estratégicas para as políticas de preservação digital nas instituições, constituindo um alicerce para a promoção do conhecimento sobre essa temática.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

Em relação aos aspectos conceituais sobre diagnóstico, no âmbito dos arquivos, analise as assertivas abaixo:


1. Segundo Campos (2019), a noção de diagnóstico tem relação direta com a identificação arquivística, que tem como objetos o sujeito produtor, o documento e o arquivo.

2. Lopes (2014) define diagnóstico como operação de constituir a imagem de uma ou mais organizações, podendo ser maximalista ou minimalista.

3. Um diagnóstico maximalista geralmente, segundo Lopes (2014), procura levantar problemas arquivísticos de uma organização específica.

4. Campos (2019) compreende que o processo de diagnóstico de arquivo possui atividades de: planejamento do diagnóstico de arquivo; levantamento de informações necessárias; análise dos dados coletados; identificação de problemas; proposta de plano de ação; e monitoramento das ações implantadas.

5. O resultado de um diagnóstico de arquivo, segundo Santos (2009), resultará em um norteador para a implantação da política arquivística institucional.


O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis