Questões de Arquivologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da FUNDATEC

Rousseau e Couture, na obra “Os fundamentos da disciplina arquivística”, deram uma contribuição significativa para as discussões sobre as funções arquivísticas, bem como para a definição da teoria das três idades documentais. Em relação a essa temática, relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os períodos relacionados às fases documentais, propostos por Rousseau e Couture (1998), às suas respectivas definições.


Coluna 1

1. Período corrente.

2. Período intermediário.

3. Período de eliminação.

4. Arquivos definitivos.


Coluna 2

( ) Período em que os documentos que são conservados para responder aos objetivos da sua criação e quando termina o seu período de atividades tornam-se semiativos ou passam diretamente para o período de inatividade.

( ) Período em que os documentos perdem seu valor e podem ser descartados mediante aprovação da direção da organização e por ato público, a partir de uma sequência de atividades pré-estabelecidas pela legislação.

( ) Compreende o período em que os documentos deixam de ter valor previsível para a organização que os produziu e passam a ser conservados em razão do seu valor de testemunho.

( ) Período em que os documentos devem ser conservados por razões administrativas, legais ou financeiras, mas não têm de ser utilizados para assegurar as atividades cotidianas de uma administração.


A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 968575 - Arquivologia, Conservação e Preservação, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

O Arquivo Nacional, em 2005, elaborou um conjunto de recomendações para a produção e o armazenamento de documentos de arquivo, o que inclui ações relacionadas à segurança dos arquivos. Com base nessas recomendações, analise as assertivas abaixo:

I. Cada instituição, segundo o CONARQ, deve ter o seu próprio coordenador de emergência, mesmo que esteja organizada em um plano cooperativo.
II. Segundo o CONARQ, há riscos que precisam ser dimensionados em um edifício antes de se implantar uma estrutura de arquivo, tais como: riscos humanos, riscos econômicos e estruturais.
III. Um Plano de Emergência, conforme descreve o CONARQ, deve incluir: um programa de digitalização de documentos de arquivo, um plano de elaboração dos instrumentos de gestão de arquivo (Plano de Classificação e Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivo), bem como um plano de recuperação de dados perdidos.

Quais estão corretas?

A Tabela de Temporalidade de arquivos, elaborada pelo CONARQ, consiste em um instrumento arquivístico, que tem por objetivo, definir prazos de guarda e destinação de documentos, com vistas a garantir o acesso à informação nas organizações. O CONARQ define algumas diretrizes para a correta utilização da Tabela de Temporalidade. Acerca dessas diretrizes, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 de acordo com os termos e suas definições:

Coluna 1

1. Assunto.

2. Prazos de guarda.

3. Destinação final.

4. Observações.

Coluna 2

( ) Registro da alocação do arquivo, que pode ser a eliminação ou a guarda.

( ) Como instrumento auxiliar, pode ser utilizado o índice, que contém os conjuntos documentais ordenados alfabeticamente para agilizar a sua localização na tabela.

( ) Orientações quanto à alteração do suporte de informação e aspectos elucidativos quanto a destinação dos documentos.

( ) Tempo necessário para arquivamento dos documentos nos estágios de evolução dos arquivos (Teoria das três idades).

( ) Campo no qual são registradas as informações complementares e justificativas.

( ) São apresentados os conjuntos documentais produzidos e recebidos, hierarquicamente distribuídos de acordo com as funções e atividades desempenhadas pela instituição.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é: 

#Questão 968576 - Arquivologia, Legislação Arquivística, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

A preservação de documentos de arquivo públicos foi citada em vários instrumentos legais, especialmente após a publicação da Lei nº 8.159/1991, que dispõe sobre a Política Nacional de Arquivos Públicos e Privados. Com base na preservação de documentos de arquivo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Segundo o CONARQ, a preservação de documentos de arquivo, seja qual for o suporte, depende de procedimentos adotados desde a produção, tramitação, acondicionamento e armazenamento físico.
( ) É essencial que durante os processos de produção, tramitação, organização e acesso aos documentos sejam observados os procedimentos específicos, de acordo com os diferentes gêneros documentais, de tal forma que seja possível assegurar sua preservação dentro do prazo de guarda estabelecido na Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivos.
( ) Uma área de armazenamento requer uma estrutura adequada para a preservação de arquivos permanentes, contendo locais específicos de acordo com o suporte e suas especificidades.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 968572 - Arquivologia, Microfilmagem e Automação, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

O InterPARES 2 Project, em seu documento “Diretrizes do produtor”, traz um conjunto de recomendações para a produção e manutenção de materiais digitais confiáveis. Em relação à cadeia de preservação dos documentos digitais, analise as afirmações abaixo:

. A autenticidade, conforme o InterPARES 2 Projec (2008), consiste na capacidade de os materiais serem o que são, sem quaisquer adulterações, sendo obrigatória a definição e conservação da identidade dos materiais, como também a sua proteção e integridade.
2. Dentre os dez mandamentos essenciais para a preservação digital, no âmbito do produtor, conforme elucida o InterPARES 2 Project (2008), tem-se: a seleção de hardwares, softwares e formas de arquivos que ofereçam garantias de que materiais digitais serão acessíveis até 20 anos.
3. Há alguns propósitos que necessitam ser cumpridos para a preservação digital, conforme elucida o InterPARES 2 Project (2008), tais como a confiabilidade, a acurácia, a autenticidade e a autenticação.
4. A acurácia, segundo InterPARES 2 Project (2008), é compreendida como a capacidade de o software verificar os perfis de usuários legítimos para o desenvolvimento da preservação digital.
5. Utilizar técnicas de autenticação que favoreçam a manutenção e a preservação dos materiais digitais é compreendida como sendo uma das sequências lógicas dos dez mandamentos essenciais para a preservação digital, segundo InterPARES 2 Project (2008).


O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis