Questões de Arquivologia da FUNDATEC

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões de Arquivologia da FUNDATEC

No que se refere às normas brasileiras e internacionais de descrição arquivística, analise as afirmações abaixo:
1. De acordo com a Norma Brasileira de Descrição Arquivísica (NOBRADE), todos os elementos de descrição apresentam título, autor, resumo, data, temporalidade e procedimentos. 2. Dentre os 28 elementos de descrição disponíveis na NOBRADE, cinco deles são obrigatórios: código de referência, autor, resumo, data, dimensão e suporte. 3. A ISAD(G) dá diretrizes para a preparação de registros de autoridade arquivística. 4. A norma internacional para descrição de funções, a ISDF, fornece diretrizes para associar descrições de funções a registros de autoridade que descrevem produtores de documentos e/ou descrições de documentos arquivísticos. 5. A norma internacional para descrição de instituições com acervo arquivístico, a ISDIAH, dá orientações acerca do relacionamento de informação sobre instituições com acervo arquivístico a descrições multinível, segundo a ISAD(G), e descrições de entidades coletivas, famílias e pessoas como produtoras de material arquivístico, conforme a ISAAR(CPF).
O resultado da somatória dos números correspondentes às assertivas corretas é:

Em relação aos arquivos permanentes, analise as assertivas abaixo:
I. O Arquivo Nacional (2005) define arranjo como sendo a sequência de operações intelectuais e físicas que visam à organização de documentos de um arquivo e de uma biblioteca, de acordo com um plano de classificação. II. A descrição de documentos de arquivo é uma das funções arquivísticas que está relacionada com a fase permanente. III. Segundo Bellotto (2007), é importante não deixar de compreender que o mesmo princípio que norteia o trabalho de classificação no âmbito dos arquivos não se perca na organização dos arquivos permanentes.
Quais estão corretas?

Em relação à avaliação documental, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) É uma das funções arquivísticas que contribui para a identificação do valor do documento para a instituição. ( ) É nessa função que é gerada a Tabela de Classificação, instrumento de gestão de arquivos de uma instituição. ( ) A ausência dessa função em uma determinada instituição é fundamental para realizar uma destinação coerente de documentos de arquivo (eliminação ou guarda permanente), sem acarretar em riscos para a preservação e o resgate da memória institucional.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Segundo Duranti (2015) a diplomática define forma documental como o conjunto de regras de representação utilizadas para enviar uma mensagem, possuindo elementos externos e internos. Com base nessa definição, assinale a alternativa em que todos os exemplos citados são elementos externos ou extrínsecos da forma documental.

Com base nas recomendações do Arquivo Nacional para a conservação de documentos de arquivos, relacione o tipo de suporte documental, na Coluna 1, às suas respectivas temperatura e umidade apropriados para a conservação, na Coluna 2.
Coluna 1 1. Papel. 2. Fotografia em preto e branco. 3. Fotografia colorida. 4. CD e DVD.
Coluna 2 ( ) 18ºC de temperatura (variando +/- 1ºC) e 40% de umidade (variando +/- 5%). ( ) 20ºC de temperatura (variando +/-1ºC) e 45% de umidade (variando +/- 5%). ( ) 12ºC de temperatura (variando +/- 1ºC) e 35% de umidade (variando +/- 5%). ( ) 5ºC de temperatura (variando +/- 1ºC) e 35% de umidade (variando +/- 5%).
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis