Questões de Arquivologia da FUNDATEC

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Listagem de Questões de Arquivologia da FUNDATEC

#Questão 968582 - Arquivologia, Legislação Arquivística, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

No que se refere à Legislação Arquivística Brasileira, analise as afirmações abaixo:

1. O Arquivo Nacional, se possuir espaço suficiente para o armazenamento de arquivos, é o órgão responsável pelo recolhimento dos arquivos permanentes do poder executivo estadual, segundo a Lei nº 8.159/ 1991.
2. O Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS) tem autonomia para a elaboração de seus instrumentos técnicos de classificação e avaliação de documentos arquivísticos, tais como o Plano de Classificação e a Tabela de Temporalidade e Destinação de Documentos de Arquivos relativos às atividades-meio e fim.
3. O Superior Tribunal de Justiça (STJ) não tem obrigação de gerir, nem recolher os arquivos permanentes dos tribunais regionais.
4. O Arquivo do Senado Federal faz a gestão e recolhimento dos demais arquivos estaduais legislativos.
5. Segundo a Lei nº 8.159/1991, ficará sujeito à responsabilidade penal, civil e administrativa aquele que desfigurar ou destruir documentos de valor permanente ou considerados de interesse público ou social.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

#Questão 968583 - Arquivologia, Normas Arquivísticas, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

Em relação às normas de descrição arquivística, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

) A NOBRADE prevê a existência de 10 (dez) áreas, compreendendo 32 elementos de descrição, tais como: Área de identificação; Área de concentração; Área de serviços; Área de acesso e uso; Área de referências; Área de notas; Área de controle de descrição; Área e pontos de acesso de descrição de assuntos; Área de segurança; Área de relacionamentos.
( ) Segundo a ISDIAH, um produtor é qualquer entidade, seja coletiva, família ou pessoa, que produziu, acumulou e/ou manteve documentos arquivísticos no curso de sua atividade pessoal ou corporativa.
( ) Registro de autoridade arquivística, segundo a ISAAR, é a forma autorizada do nome combinada com dados fornecidos pela instituição arquivística nacional.
( ) Uma instituição com acervo arquivístico, segundo a ISDIAH, é toda organização que realiza a gestão documental do material arquivístico, sem necessariamente realizar a preservação e conservação documental.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 968585 - Arquivologia, Normas Arquivísticas, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

Além da NOBRADE, há uma série de normas internacionais de descrição arquivística produzidas pelo Conselho Internacional de Arquivos que auxiliam no acesso aos documentos arquivísticos. Em relação a essas normas internacionais, analise as assertivas abaixo:

( ) A ISAAR (CPF) é uma norma internacional de descrição arquivística que tem como objetivo a normalização de descrições de instituições com acervos arquivísticos, permitindo o fornecimento de orientação prática na identificação e contato com instituições com acervos arquivísticos, bem como a elaboração de diretórios de instituições com acervos arquivísticos e/ou lista de autoridades.
( ) Segundo a ISDIAH, a descrição de funções exerce um papel vital na identificação do valor dos documentos, contribuindo para a destinação dos documentos aos arquivos permanentes.
) A ISAD(G) é uma norma internacional que contém regras para a descrição arquivística que podem ser aplicadas independentemente da forma ou do suporte dos documentos.
( ) Segundo a ISDF, as funções são reconhecidas, geralmente, como mais instáveis que as estruturas, por isso devem ser evitadas como base para o arranjo, a classificação e descrição de documentos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

#Questão 968586 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

No que se refere à descrição documental e instrumentos de pesquisa, analise as afirmações abaixo:

1. Segundo Schellenberg (2006), o material do arquivo geralmente é descrito em termos de sua autoria, tema, espécie e estrutura, sejam as unidades a serem descritas em grandes ou pequenos tamanhos.
2. Há quatro elementos citados por Schellenberg (2006) que compõem a descrição de documentos de arquivo: autoria, tipo físico a que pertencem os documentos, título da unidade que está sendo descrita e estrutura física da unidade.
3. A descrição documental, segundo Bellotto (2007), é uma tarefa típica dos arquivos permanentes, não cabendo nos arquivos correntes, nos quais é estabelecido o uso dos códigos do plano de classificação.
4. A elaboração de guias, inventários, catálogos e índices constitui função permanente nos arquivos de custódia, sendo feita por seus arquivistas especializados, conforme elucida Bellotto (2007).
5. De acordo com Bellotto (2007), a inserção dos documentos em seus respectivos fundos de arquivo, quando da passagem do arquivo intermediário para o permanente, dar-se-á de forma natural e automática, não sendo tarefa que ocupe o arquivista cotidianamente.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações corretas é:

#Questão 968587 - Arquivologia, Arquivos Permanentes, FUNDATEC, 2022, IPE Saúde, Analista de Gestão em Saúde - Arquivologia

No que se refere ao arranjo e quadro de arranjo, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.

( ) Segundo o Arquivo Nacional (2005), arranjo, no âmbito dos arquivos, é definido como sendo o conjunto de procedimentos e operações técnicas referentes à preservação documental, em virtude das relações multidisciplinares essenciais à manutenção da vida útil dos suportes.
( ) Bellotto (2007) compreende que o processo de arranjo é iniciado durante a fase corrente dos documentos, em virtude da alta frequência de uso para os setores de trabalho, fundamentando o trabalho de preservação documental.
( ) Conforme a perspectiva de Bellotto (2007), o arranjo resume-se à avaliação dos conjuntos de documentos que foram remanescentes das eliminações, obedecendo aos critérios de organicidade dos conjuntos.
( ) A ordenação documental, segundo Bellotto (2007), dentro da visão de arranjo, é baseada nas relações orgânicas entre os documentos e a forma administrativa de uma determinada organização, contribuindo para a compreensão dos aspectos de organicidade e interrelacionamento entre os documentos arquivísticos.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

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