Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre Gerenciamento da Informação e Gestão de Documentos

Em um arquivo público observou-se que a coleção de recortes de jornais apresentava alguns problemas de preservação. O local que abrigava a documentação era inadequado e a forma de armazenamento não era ideal. O profissional responsável por esse trabalho, através de um relatório, indicou um conjunto de soluções para sanar o problema. Solicitou que os documentos não mais ficassem em estantes de madeira e que também não permanecessem da mesma forma que se encontravam armazenados. O profissional recomendou utilizar estantes de:

Em A Vontade de Guardar: Lógica da Acumulação em Arquivos Privados, os autores fazem uma reflexão sobre o tratamento e publicização das fontes históricas de arquivos privados. Observam uma diferença entre a lógica dos arquivos públicos e privados, confirmando que o colecionador (ou "arquivador" por eles assim denominado) constitui sua coleção de documentos segundo critérios que lhe são preciosos - precaução, vingança, pragmatismo político ou administrativo, orgulho, fantasia e outros, e que "o sentido dos documentos reside em quem os acumula".
(Vianna, Aurélio et alli. A Vontade de Guarda:Lógica da Acumulação em Arquivos Privados, in Arquivo & Administração, V. 10-14, n.II, AAB, 1986)

A partir das premissas acima, podemos afirmar que o passo primeiro e fundamental na recuperação da informação em arquivos privados seria:

De acordo com as regras de alfabetação, os nomes

(1) Luiz Monte Verde,

(2) Thiago Casa Rosa,

(3) Fernanda Castelo Branco,

(4) Bruno São Paulo e

(5) Felipe Santo Cristo

têm a seguinte ordenação:

Os critérios de prazo utilizados na elaboração de uma Tabela de Temporalidade de Documentos baseiam-se

Os documentos de arquivo de uma instituição são produzidos com um determinado objetivo e, para tanto, tramitam. Ao tramitarem, os documentos circulam de uma instituição para outra, ou de um setor para outro da mesma instituição, até serem arquivados. Essa descrição referese a um arquivo em sua fase

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis