Questões de Arquivologia da FGV

Assinale a opção que indica, dentre as atividades realizadas em um órgão público, as que são exercidas pelo Setor de Protocolo.
  • A. Recebimento, autuação e eliminação.
  • B. Recebimento, registro e arquivamento.
  • C. Recebimento, registro e autuação.
  • D. Registro, classificação, digitalização.
  • E. Registro, autuação, arquivamento.
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Após a Revolução Francesa estabeleceu-se o quadro de uma administração de arquivos públicos de âmbito nacional. Pela primeira vez uma administração orgânica de arquivos cobriu toda a rede de depósitos de documentos criados por outras repartições públicas.

Na Arquivologia, essa perspectiva é considerada uma visão

  • A. pós-custodial.
  • B. informacional.
  • C. gerencial.
  • D. histórica.
  • E. tecnicista.
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Na dinâmica seletiva para formar a parte da massa documental que apresente valores, o arquivista atribui valor a um documento.

Quando o arquivista vê no documento uma utilidade diferente daquela para a qual foi originalmente produzido, trata-se do valor

  • A. probatório.
  • B. secundário.
  • C. primário.
  • D. científico.
  • E. gerencial.
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Relacione as características dos documentos de arquivo, listadas a seguir, às suas respectivas definições.

1 - Natureza do assunto

2 - Tipo

3 - Espécie

4 - Gênero

( ) Os documentos se assemelham por seus caracteres essenciais, particularmente suporte e formato, e exigem processamento técnico específico e, algumas vezes, mediação técnica para acesso.

( ) Os documentos assemelhados por seu formato devem ser reunidos. Podem ser semelhanças definidas tanto em razão da natureza dos atos que lhes deram origem, quanto pela forma de registro dos fatos.

( ) Os documentos são classificados por suas características comuns no que diz respeito à fórmula diplomática, natureza de conteúdo ou técnica de registro.

( ) Os documentos podem ser ostensivos ou sigilosos.

Assinale a opção que apresenta a sequência correta, segundo a ordem apresentada.

  • A. 1, 3, 2 e 4.
  • B. 1, 4, 2 e 3.
  • C. 4, 2, 3 e 1.
  • D. 2, 4, 3 e 1.
  • E. 4, 3, 2 e 1.
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Assinale a opção que apresenta um exemplo de suporte de informação.
  • A. Estante.
  • B. Biblioteca.
  • C. Pen-drive.
  • D. Legislação básica.
  • E. Caneta esferográfica.
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Um mesmo documento pode ser considerado documento de arquivo ou não, dependendo para isso de alguns fatores.

Um desses fatores é:

  • A. característica física;
  • B. idade dos documentos;
  • C. suporte da informação;
  • D. natureza dos documentos;
  • E. relação orgânica.
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Segundo a classificação do estágio de evolução, pautada na teoria das três idades, um arquivo pode ser
  • A. histórico.
  • B. permanente.
  • C. textual.
  • D. setorial.
  • E. privado.
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Arquivos, Bibliotecas, Museus e Centros de Documentação têm como objetivo convergente tratar a informação e disponibilizá-la em benefício da sociedade. Para isso são aplicados procedimentos técnicos diferentes a materiais de distintas origens.

Porém, todos esses órgãos têm outros objetivos, além do de informar.

Um desses objetivos, que concerne predominantemente aos arquivos, é:

  • A. ensinar;
  • B. instruir;
  • C. provar;
  • D. entreter;
  • E. divertir.
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Ao se organizar um arquivo, é imprescindível que sejam consideradas suas regras e seus princípios. Com base nessa premissa, assinale a afirmativa correta.
  • A. O princípio da proveniência preconiza que arquivos originários de uma instituição devem manter sua individualidade.
  • B. O princípio da cumulatividade preconiza que os arquivos devem acumular documentos como uma coleção de assuntos sobre um tema.
  • C. O princípio da organicidade preconiza que os documentos possuem autonomia entre si.
  • D. O princípio da pertinência preconiza que os documentos de um arquivo só serão válidos, caso sejam relevantes.
  • E. O princípio da autenticidade preconiza que os arquivos devem possuir informações atestadas como verdadeiras.
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Após a criação de um novo órgão público estadual, surge a necessidade de criar um arquivo para a guarda de seus documentos. Como forma de organização do arquivo, o gestor decide utilizar o sistema de arquivamento indireto, em função do grande volume de documentos que serão abrigados. É um exemplo de uso desse tipo de sistema, o método
  • A. alfabético.
  • B. geográfico.
  • C. dicionarizado.
  • D. numérico.
  • E. enciclopédico.
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