Questões sobre O&M

Pesquise questões de concurso nos filtros abaixo

Listagem de Questões sobre O&M

A Gestão de Processos de Negócio ou Business Process Management - BPM é uma forma de visualizar as operações da organização, que ultrapassa a visão ortodoxa das estruturas funcionais, compreendendo todo o trabalho executado para entregar o resultado (produto ou serviço) do processo, independentemente das áreas funcionais envolvidas. O conceito de negócio, na gestão de processos, refere-se a pessoas que interagem para executar um conjunto de atividades que entregam valor para alguém e produzem retorno às partes interessadas. Essa visão divide os processos em níveis.

Analise o contexto dos conceitos e defina a ordem CORRETA em que são apresentados os níveis de processo. _______________________: são rotinas que ocorrem dentro do processo ou sub-processo. São geralmente desempenhadas por uma unidade (pessoa ou departamento) para produzir um resultado particular. No nível estratégico administrativo, essas rotinas devem ser descritas por POPs – Procedimentos Operacionais Padrão.

_______________________: é um conjunto de atividades sequenciais (conectadas), relacionadas e lógicas que tomam um input com um fornecedor, acrescentam valor a este e produzem um output para um cliente. O entendimento da estratégia da organização é feito, e ao final, é possível ter uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como esse processo ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos. _______________________: é um processo que geralmente envolve mais que uma função na estrutura organizacional e a sua operação tem um impacto significativo no modo como a organização funciona. A partir da identificação dos processos estratégicos, tipos de recursos e da análise do mapa estratégico, é desenhada a cadeia de valor da organização. O resultado final dessa fase é uma compreensão do negócio da organização como um todo, e de como os processos ou grupo de processos se inserem no contexto de toda a organização e sua relação com os demais processos. _______________________: é a parte que, inter-relacionada de forma lógica com outro sub-processo, realiza um objetivo específico em apoio ao processo e contribui para a missão deste.

Levando em consideração a estrutura hierárquica dos processos, analise os contextos do conceito, e defina a ordem CORRETA em que são apresentados os níveis de processo:

I. Macro-processo.

II. Processo.

III. Tarefa.

IV. Atividade.

Os planos podem ser classificados segundo diferentes critérios. Um dos critérios mais relevantes para os administradores é o critério de permanência, que classifica os planos em temporários e permanentes. Relacione-os adequadamente.

A sequência está correta em

A organização linha-staff é o tipo de organização mais utilizado. Suas origens remontam à Antiguidade. Na atualidade, a ênfase no planejamento e no controle, o crescimento acelerado das empresas, o avanço tecnológico, a crescente necessidade de especialização, o volume e a complexidade das leis e regulamentações, condicionando e restringindo as atividades das empresas, vieram incrementar a utilização cada vez maior do tipo de organização linha-staff. Sobre os critérios de distinção entre linha e staff, considere as afirmativas a seguir.

I. De um modo geral, a área de linha tem autoridade para executar e decidir os assuntos principais da organização. Sua atividade é decidir, comandar, executar, fazer. Sua autoridade é exercida sobre pessoas, principalmente. A área de staff não precisa dessa autoridade, pois sua autoridade é exercida sobre ideias ou planos. Sua atividade é pensar, planejar, sugerir, recomendar, assessorar e prestar serviços especializados.

II. Na linha, a autoridade é absoluta e total e se faz mediante uma relação hierárquica e linear entre chefe e subordinado, enquanto no staff a autoridade é relativa e parcial e se faz mediante uma relação funcional e de consultoria.

III. O executivo de linha necessita do staff para poder desenvolver suas atividades, enquanto o executivo de staff necessita da linha para poder aplicar suas ideias e planos. Na organização linha-staff convivem órgãos de linha e de staff. Os órgãos de linha são responsáveis pelo alcance dos objetivos básicos da organização: são os órgãos que produzem resultados para a organização. Os órgãos de staff fornecem apoio e auxílio e assessoram os órgãos de linha.

Pode-se afirmar que:

Suponha que determinada organização pretenda avaliar o grau de maturidade de seus processos repetitivos e, para tanto, tenha utilizado os conceitos estabelecidos pela Society of Design Process Science – SDPS. Avaliando o conhecimento das equipes envolvidas e o grau de minimização de riscos e efeitos indesejados, chegou-se à conclusão que os processos da organização se caracterizam como processos modelados, o que equivale dizer que correspondem, em termos de maturidade, ao

#Questão 663571 - Administração, O&M, FGV, 2015, TJ/RO, Analista Judiciário

O diagrama de rede CPM abaixo representa um pequeno projeto, com a duração de cada atividade em dias.

O caminho crítico do projeto e a duração do caminho crítico são, respectivamente:

Navegue em mais matérias e assuntos

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Estude Grátis