Questões sobre Avaliação de Desempenho

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Diante das mudanças no mundo do trabalho e seus reflexos no ambiente interno das organizações, a área de administração de recursos humanos é constantemente demandada para a criação de programas de qualificação profissional, os quais procuram contemplar o desenvolvimento do potencial do trabalhador em suas diversas formas de expressão. No que concerne às atividades responsáveis pela operacionalização dos objetivos, das políticas e das práticas relativas aos recursos humanos (RH), julgue os itens a seguir.

A área de RH é responsável pelo planejamento, implantação e realização de programas de avaliação de desempenho que, a partir dos resultados, pode determinar a inclusão ou exclusão do trabalhador da empresa.

A avaliação de desempenho deve ser considerada não um fim em si mesmo, mas um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados organizacionais. Entre os principais objetivos, incluem-se permitir condições de medição do potencial humano a fim de determinar sua utilização; permitir o tratamento das pessoas com recursos básicos da organização; fornecer oportunidades de crescimento e condições para participação nas decisões. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

Algumas organizações que adotam o sistema de avaliação de desempenho focam em processo de coleta de dados de forma sofisticada; porém, não fornecem os resultados esperados.

A avaliação de desempenho deve ser considerada não um fim em si mesmo, mas um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados organizacionais. Entre os principais objetivos, incluem-se permitir condições de medição do potencial humano a fim de determinar sua utilização; permitir o tratamento das pessoas com recursos básicos da organização; fornecer oportunidades de crescimento e condições para participação nas decisões. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A maioria dos sistemas de avaliação falha por falta de comprometimento das pessoas responsáveis em relação aos resultados. Às vezes copiam sistemas que foram eficazes em outras organizações, sem adequá-los às necessidades da empresa.

A avaliação de desempenho deve ser considerada não um fim em si mesmo, mas um meio, uma ferramenta para melhorar os resultados organizacionais. Entre os principais objetivos, incluem-se permitir condições de medição do potencial humano a fim de determinar sua utilização; permitir o tratamento das pessoas com recursos básicos da organização; fornecer oportunidades de crescimento e condições para participação nas decisões. Com relação a esse assunto, julgue os itens que se seguem.

A avaliação carrega a possibilidade, para o trabalhador, de um retorno de informação sobre a utilidade e a qualidade do que ele oferece de si à empresa.

Uma empresa de prestação de serviços de limpeza, há 10 anos no mercado, teve suas metas de contratos elevadas em um terço por um novo grupo de dirigentes, sem acréscimo no seu quadro de pessoal. Inicialmente, os empregados demonstraram indignação diante da perspectiva de terem de trabalhar mais sob as mesmas condições de trabalho. Contudo, foram tomadas algumas medidas que provocaram alta motivação na maioria dos funcionários e permitiram que as metas definidas fossem alcançadas. Com base nessa situação hipotética e à luz das teorias motivacionais, julgue os itens a seguir, que se referem a medidas que permitem o alcance desses resultados positivos.

Pode ter sido adotado o sistema de avaliação de desempenho, que inclui a avaliação de resultados como forma de reconhecer o trabalho realizado pelos empregados.

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